Honda cria sistema de controle de voz e aplicativo para smartphones; conheça

Batizado de Honda Smartphone Voice Control System, sistema permite ao condutor continuar conectado enquanto pilota. Fotos: Divulgação/Honda

16/12/2020 - Tempo de leitura: 2 minutos, 47 segundos

A Honda apresentou nesta semana um sistema de controle de voz e um aplicativo desenvolvidos para que os motociclistas possam acessar e utilizar as funções mais importantes dos seus smartphones Android, enquanto pilotam suas motos.

O app Honda RoadSync já está disponível para download na Europa e funciona em conjunto com um sistema de controle de voz, também criado pela marca. Batizado de Honda Smartphone Voice Control System (HSVCS), o sistema está disponível como equipamento de série nos modelos 2021 da X-ADV, da naked CB 1000R e da nova Forza 750 – também é oferecido como opcional na scooter Forza 350, que chega ao Brasil no ano que vem.

O sistema HSVCS permite ao condutor controlar o seu smartphone por meio de conexão Bluetooth, entre o seu telefone móvel e o sistema compatível da moto ou scooter.

Para aproveitar todas as funcionalidades do aplicativo RoadSync, entretanto, é preciso um telefone Android (7.0 ou superior) emparelhado com o sistema e um capacete equipado com intercomunicador (alto-falantes e microfone).

Como funciona

Todas as funcionalidades do aplicativo Honda para smartphones são operadas através de uma combinação de comandos de voz e de uma espécie de joystick de quatro vias no punho esquerdo. Dessa forma, o condutor pode guardar o celular com segurança no bolso, mas continue conectado. As informações aparecem no canto inferior direito do painel da moto, todos digitais com tela de TFT, como os smartphones.

Funcionalidades são operadas por comando de voz ou pelo joystick no punho esquerdo

A base do sistema de navegação do app Honda RoadSync é o Google Maps. O condutor recebe as indicações de navegação por voz. Podem ser pré-memorizados cinco locais, mas há ainda a opção de definir um destino através de comando de voz.

O motociclista também pode efetuar e receber chamadas. Cinco contatos frequentes podem ser armazenados e selecionadas por pesquisa de voz. ao receber uma ligação, o sistema emite uma instrução de voz com o nome de quem telefona.

É possível enviar e receber mensagens por controle de voz

Compatível com SMS, ou ainda WhatsApp e Facebook Messenger, o sistema pode memorizar cinco mensagens rápidas, que podem ser personalizadas. O condutor pode pesquisar um contato por voz, depois pode ditar a mensagem para enviar. As mensagens recebidas são convertidas em voz e lidas ao condutor.

Também é possível ouvir músicas, em seu app favorito (Spotify, Amazon Music, etc.), e reproduzi-las por meio dos alto-falantes do intercomunicador ou pular faixas, por meio dos botões no punho esquerdo.

Sistema vem de série na scooter X-ADV e na naked CB 1000R; na Forza 350 é opcional

A previsão do tempo local também é informada no painel. Se o condutor estiver usando a navegação, o sistema ainda dá a previsão detalhada do tempo no destino escolhido.

Desenvolvido pela Honda, o aplicativo RoadSync foi lançado em toda a Europa, em dezembro de 2020. Consultada, a Honda Brasil afirmou que ainda não há informações se o sistema HSVCS e o app estarão disponíveis nos modelos à venda no País. Mas, tudo indica que sim. Afinal, as funcionalidades já equipam modelos na Índia e na Tailândia, caso da Forza 350, scooter que já foi confirmada para o nosso mercado.