A Marcopolo Next, divisão de novos negócios da Marcopolo, passará a oferecer soluções tecnológicas para modais coletivos em parceria com o Moovit, líder global em soluções de Mobilidade como Serviço (em inglês, Mobility as a Service ou MaaS), criadora do aplicativo de mesmo nome. O anúncio foi feito durante o evento UITP Latin America Week 2020, no qual ambas empresas participam como apoiadoras.
“O efeito da pandemia sobre o transporte coletivo trouxe muitas oportunidades para repensarmos os sistemas de mobilidade, que demandarão uma abordagem mais racional e inteligente das rotas, além da integração física e tecnológica dos modais alimentadores aos de alta capacidade” diz Petras Amaral Santos, business head da Marcopolo Next.
“As tendências de deslocamento das pessoas dentro das cidades têm apresentado mudanças de padrão, demonstrando a necessidade de soluções mais dinâmicas desde o ponto A para o B (o chamado Last Mile). As pessoas querem ir para onde quiserem, quando quiserem”, completa Santos.
“A missão do Moovit é simplificar a mobilidade urbana em todo mundo, tornando-a mais acessível, segura e confiável. É essencial encontrar parceiros como a Marcopolo, que compartilham esta visão e que estejam dispostos a usar a tecnologia para melhorar a qualidade de vidas das pessoas. Vemos esta parceria como um importante primeiro passo para trazer novas soluções desenvolvidas pelo Moovit para a América Latina”, prevê Nir Erez, CEO e um dos fundadores do Moovit.
De acordo com o anúncio, a abordagem da Marcopolo Next com o Moovit envolverá uma consultoria para o diagnóstico dos sistemas de mobilidade para então serem propostas soluções ligadas ao conceito de Mobility as a Service para as cidades brasileiras. Entre estas soluções estarão tecnologias de integração dos modais, além de Transporte Sob Demanda (TOD) combinadas com o material rodante.
Pelo conceito do Transporte Sob Demanda (TOD), os veículos são solicitados pelos passageiros por meio de um aplicativo com tecnologia do Moovit, semelhante ao que ocorre com os aplicativos de carros.
Neste caso, as viagens de ônibus podem ficar mais rápidas e convenientes, já que o motorista segue o app e flexibiliza a rota. Os veículos em operação também podem ser menores que os tradicionais, mais adequados para circularem por ruas alternativas às das linhas convencionais. O TOD é uma opção complementar aos sistemas de alta capacidade e às linhas regulares, portanto não concorre com estes.
“Por este sistema, a oferta do transporte coletivo se ajusta à demanda, ao contrário do que ocorre atualmente, em que os passageiros precisam se ajustar à oferta”, observa Santos.
De acordo com ele, a grande vantagem para as empresas transportadoras está na flexibilidade de ajustar a circulação dos ônibus de acordo com o aumento ou a queda de demanda, evitando que os veículos circulem vazios ou não consigam atender todos os passageiros como, por exemplo, na saída de eventos.
A transportadora também poderá definir o público-alvo, rota fixa ou flexível, tarifa fixa ou dinâmica, entre outros fatores. Além disso, é possível operar com um mix de veículos de tamanhos diferentes.
O modelo deste tipo de operação é definido e regulamentado pelas prefeituras. Desta forma, Marcopolo Next e Moovit desenvolverão laboratórios de mobilidade (Mobility Labs) junto a administrações municipais e operadores para testar o conceito.
O Moovit, uma empresa Intel, possui mais de 865 milhões de usuários pelo mundo e está presente em 3200 cidades de 107 países, portanto os sistemas ofertados estarão preparados para atender de forma eficiente e até customizada a grande parte das cidades brasileiras.
Voltada para o futuro da mobilidade, a Marcopolo Next desenvolve serviços e sistemas inteligentes que facilitam o deslocamento e a conexão das pessoas, além de novos modais. A divisão segue o conceito de company builder, ou seja, é essencialmente uma área que constrói startups e novos negócios. Foi criada em 2019 como parte da aceleração dos processos de inovação previstos no Plano Estratégico 2025 da companhia.
O propósito da Marcopolo Next é melhorar a experiência de vida por meio da mobilidade, facilitando a conexão entre indivíduos, serviços e espaços. A divisão está focada nos vetores de crescimento da companhia. Portanto, os projetos são voltados tanto para o core business da Marcopolo, que é líder no segmento de produção de carrocerias de ônibus, quanto para outros setores econômicos.
Em junho deste ano, lançou a plataforma Marcopolo BioSafe, com uma série de inovações em biossegurança, em resposta à pandemia de Covid-19. As soluções foram adotadas por diversas empresas no Brasil e no exterior. Recentemente os projetos foram premiados no Innovation Week.