O novo veículo de entrega em circulação em Londres está entre um minicaminhão elétrico, um triciclo e um quadriciclo. O ePack, construído pela startup Cityshuttle, tem seis rodas, pedal assistido e consegue carregar até 350 kg na parte traseira.
A principal semelhança do ePack com um caminhão é seu formato articulado com carroceria. Ao mesmo tempo, o veículo tem as proporções máximas para transitar por ciclovias, como um quadricilo grande. “Com apenas 90 cm de largura, o ePack é adequado para circular por áreas que os veículos tradicionais não conseguem”, afirmam.
De acordo com a empresa, o modelo é a alternativa ideal para evitar trânsitos e reduzir emissões de carbono, oferecendo um modelo de transporte de grandes volumes menos poluente. Conforme pesquisa do EIT InnoEnergy, uma empresa que processa 2 bilhões de encomendas anualmente poderia poupar até 550 milhões de euros até 2030 e 80% das suas emissões atualizando os veículos por modelos eletrificados.
Leia também: Startup de transporte calcula ter evitado emissão de 1 tonelada de CO2 com entregas da Black Friday
O trailer acoplado do veículo consegue lidar com um volume de carga de 4.000 litros e um peso máximo de carga útil de 350 kg. Para auxiliar o condutor, a potência de pedalada do piloto é aumentada por dois motores de 250 watts nas rodas traseiras da unidade principal.
Com esse equipamento, o ePack pode alcançar uma velocidade máxima de 25 km/h, a depender de fatores como terreno e peso da carga. A carga da bateria de lítio de troca rápida tem autonomia para algo entre 60 e 100 km, conforme divulgação da empresa.
Outras características incluem sistema de iluminação de LED com indicadores de direção, câmera de segurança e alarme dentro do trailer. O veículo também possui duas telas QLED integradas nas laterais. Por enquanto, de acordo com a startup, o veículo só está sendo alugado para empresas.