Momento Mobilidade: Tecnologia impulsiona mercado de cargas e logística

A operação da Geotab tem dois anos aqui no Brasil. Foto: Reprodução
Redação Mobilidade
29/09/2023 - Tempo de leitura: 1 minuto, 13 segundos

O mercado de cargas e logística tem passado por grandes transformações. Nos últimos anos, o avanço com Inteligência Artificial (IA) ou conectividade, por exemplo, trouxe novas dinâmicas para o segmento. Equipamentos com Internet das Coisas, ou IoT, são a principal ferramenta da Geotab, empresa canadense.

O Momento Mobilidade da quarta-feira, dia 27, convidou Eduardo Canicoba, vice-presidente da Geotab, para falar sobre as novas tecnologias utilizadas pela empresa. A live foi mediada por Diogo de Oliveira, editor-assistente do Jornal do Carro.

“O Brasil tem regras bem específicas, como os impostos e a operação local”, comenta o vice-presidente sobre os principais desafios da empresa aqui no País. Além disso, os diversos modelos de veículos em circulação também exigiram da empresa maior adaptação ao mercado local de cargas e logística.

Desde 2021, a Geotab tem operação local aqui no Brasil. De acordo com Canociba, o País tem uma característica de operação específica em que a maior parte dos transportes acontecem por rodovia. “O mercado é gigante, a oportunidade é gigantesca por causa disso”, afirma.

O uso de telemetria nos veículos ajuda, por exemplo, com informações sobre emissão de carbono, condição do óleo do motor, parâmetros de segurança do motorista e demais dados compartilhados entre a empresa e o condutor.

Confira outras lives no nosso canal de Vídeos