Capital cearente fomenta a transformação digital | Mobilidade Estadão | Ranking Connected Smart Cities

Buscando sugestões para:


Capital cearente fomenta a transformação digital

Por: Daniela Saragiotto . 05/10/2022

Publicidade

Inovação

Capital cearente fomenta a transformação digital

A capital conta, ainda, com oito operadoras, além de 100% da população urbana coberta por sinal de 4G

2 minutos, 7 segundos de leitura

05/10/2022

Por: Daniela Saragiotto

Fortaleza lidera eixo Tecnologia
Número de empregos em tecnologia é um dos indicadores do Eixo Tecnologia & Inovação, liderado por Fortaleza. Foto: Getty Images

Fortaleza, capital do Estado do Ceará, conquistou a liderança no eixo Tecnologia e Inovação, do Ranking Connected Smart Cities 2022, e a segunda colocação entre as cidades da Região Nordeste do País.

Ela figura, também, na quarta posição, no eixo Empreendedorismo, e, no cômputo geral, está em 17º entre os municípios mais inteligentes e conectados do Brasil.

O primeiro lugar nesse eixo veio depois de a cidade se posicionar, na última edição do ranking, em sétimo. Ainda em relação à edição de 2021, Fortaleza ficou em quarto, no eixo Empreendedorismo.

Leia também: Curitiba fomenta o empreendedorismo.

“A Plataforma Connected Smart Cities desempenha, há oito anos, um papel fundamental junto às empresas, entidades e governos, na busca pela inovação. Assumimos como propósito colaborar no processo de tornar as cidades brasileiras mais inteligentes e conectadas”, comenta Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora da iniciativa.

Fortaleza em números

A infraestrutura para que o município realize a transformação digital é um dos destaques. Se, na edição anterior do estudo, Fortaleza registrava índice de velocidade média das conexões de 126,4 Mbps, neste ano, esse indicador saltou para 631,5 Mbps de velocidade média nas conexões residenciais.

A capital conta, ainda, com oito operadoras do serviço, além de 100% da população coberta por sinal de 4G na cidade.

Em relação à mão de obra especializada, 4,95% dos profissionais de Fortaleza estão empregados no setor de tecnologia, informação e comunicação (TIC), enquanto 8,3% se dedicam à pesquisa e ao desenvolvimento (P&D).

De acordo com relatório do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a capital cearense conta com três parques tecnológicos e oito incubadoras de empresas, criando um ambiente propício para o desenvolvimento empreendedor e da inovação.

Dinamismo econômico

No último período, foi registrado crescimento de 0,32% no número de empresas de tecnologia, intervalo em que a maior parte das cidades analisadas apresentou decréscimo, com fechamento de negócios.

O município conta com 81,2% dos empregos formais no setor privado, demonstrando dinamismo econômico, e registrou nota 9,9, na Escala Brasil Transparente – índice que mensura o nível de transparência dos municípios do País.

Buscando melhorar seus indicadores de saneamento atrelados ao eixo Meio Ambiente, a cidade conta com leis urbanísticas aprovadas, recentemente, buscando um ordenamento do solo mais consciente e inteligente.

Saiba mais: Confira as 100 cidades mais conectadas e inteligentes do Brasil.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login