NMax 160 2023 fica mais conectada e segura

Terceira scooter mais vendida do Brasil, NMax traz melhorias para brigar com a recém-lançada Honda PCX 160. Foto: Divulgação Yamaha

30/11/2022 - Tempo de leitura: 4 minutos, 13 segundos

Terceira scooter mais vendida no Brasil, com mais de 15 mil unidades emplacadas até outubro, a Yamaha NMax 160 também ganhou melhorias no modelo 2023. Também porque sua principal rival e líder no segmento, a Honda PCX, foi renovada recentemente.

Batizada de NMax 160 Connected, a scooter traz no nome uma de suas principais novidades: conectividade Bluetooth para smartphones. Trata-se da primeira scooter de entrada “conectada” à venda no mercado brasileiro.

Para se igualar à nova PCX, a Yamaha instalou controle de tração na NMax, aumentando, assim, a segurança do modelo. Outra mudança é a suspensão traseira com regulagem.

Como anda a NMax 2023

Para conhecer a nova NMax 160 Connected ABS, fizemos um test ride pelas ruas da capital paulista. Afinal, nada melhor do que avaliar uma scooter em seu habitat natural.

Foto: Divulgação Yamaha

Na parte mecânica, a NMax manteve o motor de um cilindro, 155 cm³ e arrefecimento líquido. Também tem sistema start&stop, que “desliga” o motor em paradas mais longas para economizar combustível e poluir menos.

Com 15,4 cv de potência máxima, o motor é menos potente do que o da nova PCX 160, mas conta com comando variável, que ajusta a abertura das válvulas de acordo com a rotação do motor. Na prática, o sistema faz com que a scooter tenha o motor sempre “cheio”, com respostas mais rápidas ao acelerador. Uma característica que contribui para a agilidade da NMax.

Também ajudam as rodas de aro 13, que facilitam mudanças de direção e fazem da NMax uma scooter amigável para iniciantes. No modelo de 2023, ganhou novos pneus Pirelli Diablo Scooter, desenvolvidos exclusivamente para o modelo, que oferecem boa aderência e mais segurança.

Por falar em segurança, com o novo controle de tração, que evita a derrapagem da roda traseira em pisos escorregadios, a NMax supera a nova PCX nesse quesito. Isso porque a scooter da Yamaha conta com freios ABS nas duas rodas, enquanto o modelo da Honda tem o sistema só na dianteira.

Também vale destacar o ajuste dos amortecedores traseiros em duas posições. A regulagem pode ser feita manualmente, sem ferramentas. Na primeira posição, o ajuste é macio e confortável. Ideal para pilotar sozinho e também para absorver algumas imperfeições das vias paulistanas.

Já a segunda posição transmite mais as vibrações do asfalto ao condutor por ser mais rígida e “esportiva”. É indicada para pilotar com garupa ou na estrada, em velocidades mais altas – a NMax 160 atinge cerca de 125 km/h, ao menos no painel.

Trajeto e consumo na tela do celular

Em resumo, a NMax 160 2023 praticamente não mudou seu comportamento dinâmico. Além de confortável, tem desempenho para rodar na cidade com economia e a facilidade do câmbio automático CVT. A grande novidade fica por conta da conectividade com o smartphone, por meio do aplicativo Yamaha Motorcycle Connect, disponível para celulares Android e iOS.

Aplicativo Yamaha Motorcycle Connect fornece informações de desempenho e consumo da scooter. Também permite compartilhar os percursos com fotos em redes sociais. Foto: Divulgação Yamaha

Além de fornecer informações sobre o desempenho da NMax, uma funcionalidade interessante é o histórico de consumo. Dessa forma, é fácil perceber se o combustível for de má qualidade ou quando o condutor “exagerou” no acelerador.

Ao longo dos 40 quilômetros do test ride, o consumo médio da NMax foi de 38,7 km/litro – isso fica armazenado no app. Também existe um ranking, no qual é possível comparar o consumo da sua scooter com usuários do mundo todo. O app informa, inclusive, quando é hora de trocar o óleo do motor ou fazer a manutenção do câmbio CVT.

Como usa o GPS do celular, o app mapeia o trajeto e mostra a velocidade máxima, média, entre outras informações. Para atrair a juventude conectada, permite que se adicione fotos e compartilhe nas redes sociais as rotas e viagens mais interessantes, por exemplo.

Embora esteja na fase “beta”, quer dizer, em teste, o app funcionou bem. O único incômodo é que precisei reiniciá-lo toda vez que ligava a scooter, pois ele não pareava automaticamente.

Cores e preços da NMax 2023

As opções de cores também são novas na NMax 160 2023, que já está nas lojas. A scooter terá três opções “básicas”: azul metálico (navy blue), vermelho (solar red) e verde fosco (matt green). O preço público sugerido é de R$ 19.690 (R$ 20.345, em São Paulo).

Há ainda uma versão especial na cor cinza fosco (matt gray), que tem grafismos exclusivos e preço maior: R$ 19.990 (R$ 20.655, em São Paulo). Os valores não incluem o frete, que pode variar de acordo com a região.

Ficha Técnica

Yamaha NMax 160 Connected ABS
Motor: 1 cilindro, 155 cm³
Câmbio: CVT
Transmissão final: correia
Potência: 15,4 cv a 8.000 rpm
Torque: 1,4 mkgf a 6.500 rpm
Peso em ordem de marcha: 131 kg
Preço: a partir de R$ 19.690