Depois de muito suspense, a nova Royal Enfield Himalayan, finalmente, fez sua estreia para o público no Salão de Milão, nesta terça-feira, 7 de novembro. Completamente renovada, a nova Himalayan traz o primeiro motor com arrefecimento líquido da Royal Enfield, além de outras tecnologias inéditas em motos da marca. A nova geração da moto trail chega primeiramente à Índia, depois à Europa, à Ásia e, finalmente, às Américas, incluindo o Brasil.
Visualmente, a Royal Enfield modernizou as linhas da Himalayan, mas manteve sua identidade visual. O para-brisa alto, o farol redondo e o para-lama bicudo continuam, mas têm desenhos mais harmoniosos. O tanque ganhou linhas arredondadas e maior capacidade. Agora também farol, piscas e lanterna usam LEDs.
Montada sobre o motor mais moderno já construído pela Royal Enfield, a Himalayan representa um verdadeiro salto evolutivo em relação à antiga geração. Batizado de Sherpa 450, o monocilíndrico tem duplo comando de válvulas no cabeçote, quatro válvulas e refrigeração líquida.
Alimentado por injeção eletrônica, o motor tem 451,65 cm³ de capacidade e produz 40,02 cv de potência máxima a 8.000 rpm. Já o torque máximo de 4,08 mkgf chega a 5.500 giros. Com diâmetro (84 mm) maior do que o curso (81,5 mm), o novo motor gira mais e tem inegavelmente mais fôlego que o antigo monocilíndrico de 411 cm³. Outra novidade foi a incorporação de um acelerador eletrônico (ride-by-wire), permitindo, assim, a adoção de dois modos de pilotagem.
Além de mais potente e moderno, o propulsor ganhou um câmbio com seis marchas. Nova também é a embreagem assistida e deslizante, a fim de tornar o acionamento mais leve e confortável. De acordo com a Royal Enfield, o consumo do novo motor é de 27,85 km/litro de gasolina. Uma vez que o novo tanque comporta 17 litros, a autonomia pode superar os 450 quilômetros.
Embora a evolução no motor seja a evolução mais esperada pelos fãs da Himalayan, não se pode deixar de mencionar o novo chassi. A trail ganhou um quadro de dupla trave em aço, além de um novo conjunto de suspensões. Na dianteira, a nova Royal Enfield Himalayan recebeu um garfo telescópico invertido, enquanto, na traseira, ganhou um novo monoamortecedor posicionado horizontalmente. Ambas com 200 mm de curso.
Manteve as rodas de 21 polegadas, na frente, e 17, atrás, mas com um novo aro de alumínio. A boa notícia é que agora existe a opção de raios externos para o uso de pneus sem câmara. Apesar de o pneu traseiro ser mais largo 140/80-17, o dianteiro manteve as medidas 90/90-21.
Os freios continuam sendo fornecidos pela ByBre, um divisão mais “acessível” da Brembo. Na dianteira, há um disco de 320 mm com pinça de dois pistões, já na traseira, um disco de 270 mm com pinça de um pistão. O sistema ABS vem de série, mas pode ser desligado.
Batizado de Tripper Dash, o painel da nova Himalayan é uma atração à parte. Embora tenha o clássico formato redondo, traz uma tela colorida de TFT e permite trocar entre os estilos analógico e digital. Contudo, o que mais chama a atenção é o sistema de navegação, baseado no Google Maps.
Muito mais fácil de visualizar os mapas e as direções do que o antigo Tripper, o novo painel também tem conectividade com smartphones. Dessa maneira, pode-se, além de ver, ouvir as orientações do aplicativo e ainda ouvir música ou receber chamadas.
A nova Royal Enfield Himalayan deve chegar às lojas indianas ainda neste ano em cinco opções de cores. A mais simples é a Kaza Brown, uma espécie de bege ou branco off White. Também existem duas pinturas com base cinza: a Slate Poppy Blue tem detalhes em azul, enquanto a Slate Himalayan Salt traz adesivos na cor laranja.
Já as opções mais sofisticadas são a Hanle Black, uma cor preta com detalhes em dourado, e a Kamet White, com tanque branco e grafismos que lembram, de acordo com a Royal Enfield, o degelo das montanhas do Himalaia.
A nova geração da moto trail também terá uma infinidade de acessórios para deixá-la mais preparada para aventuras. Desde para-brisas mais altos, até rodas com raios externos e faróis auxiliares. Consultada, a Royal Enfield Brasil afirma que ainda não há previsão de quando a nova Himalayan chegará ao País. Se levarmos como base, os últimos lançamentos da Royal, como a Hunter 350, a nova geração da trail deve desembarcar por aqui no quarto trimestre de 2024.