A Triumph apresentou, nesta terça-feira (27 de junho), a nova família TR-Series, uma linha de motos de média cilindrada para atrair jovens consumidores para a marca inglesa. As novas motos Triumph de 400 cc – Speed 400 e Scrambler 400X – têm design clássico e um inédito motor com 40 cv de potência.
Desenvolvidas pela marca inglesa em parceria com a indiana Bajaj, as novas motos Triumph de 400 cc já estão confirmadas para o Brasil. Segundo Stuart Wood, engenheiro chefe da Triumph, os modelos também serão produzidos em Manaus (AM) na linha de montagem da marca inglesa. A previsão é que as novas Speed 400 e Scrambler 400X cheguem ao País no fim deste ano.
Veja detalhes e fotos das novas Triumph Speed e Scrambler 400x
“Entretanto, como precisaremos homologar essas motos e, às vezes, esse processo leva tempo no Brasil, essa data pode mudar”, afirmou Wood durante a apresentação dos modelos. Dessa forma, o lançamento das novas motos de 400 cc pode acontecer no início de 2024.
A nova linha TR-Series é a primeira da Triumph focada no segmento de baixa/média cilindrada, no qual existem poucas opções, atualmente. Em seu portfólio, o menor modelo da fabricante inglesa, até então, era a plataforma de 660 cc, formada pelos modelos Trident e Tiger Sport.
Com as novas Speed 400 e Scrambler 400X, a Triumph espera atrair novos e jovens consumidores. “Queremos trazer uma nova geração de motociclistas para a marca”, explicou Alastair Fairgrieve, gerente global de marketing de produto da empresa.
“Nosso foco principal são os jovens e novos pilotos que estão procurando sua primeira moto, mas também motociclistas iniciantes que estão saindo das motos de menor cilindrada e procuram modelos mais sofisticados e potentes”, completou o executivo.
Por último, a Triumph também acredita que os fãs, que já possuem modelos maiores da marca, poderão enxergar as novas Speed 400 e Scrambler 400X como uma segunda moto. Afinal, são mais leves e práticas para o uso diário.
Ainda de acordo com o gerente de marketing da Triumph, as principais concorrentes da linha TR-Series serão modelos clássicos, na mesma faixa de cilindrada, como a Honda CB 350 Highness, vendida na Ásia, assim como a Royal Enfield Classic 350 e a Hunter 350. Afinal, a marca inglesa também apostou no visual vintage para dar vida às novas motos de 400 cc.
Entretanto, pela sua capacidade cúbica e acabamento premium, as novas Triumph Speed 400 e Scrambler 400X também devem concorrer com a linha G 310, da BMW. A fabricante alemã tem bom volume de vendas dos modelos G 310 R e a G 310 GS, no Brasil. “As novas T-Series, porém, podem atrair motociclistas que procuram modelos com mais estilo e personalidade”, analisa Fairgrieve.
Para isso, contudo, os novos modelos de 400 cc deverão ter preço competitivo, segundo o executivo da Triumph. A fabricante inglesa ainda promete um baixo custo de manutenção para as motos da família TR.