Novas motos Triumph de 400 cc miram jovens e iniciantes

Scrambler 400X (à esq.) e Speed 400 usam a mesma base mecânica, mas têm propostas distintas. Fotos: Divulgação/Triumph
Arthur Caldeira
27/06/2023 - Tempo de leitura: 2 minutos, 45 segundos

A Triumph apresentou, nesta terça-feira (27 de junho), a nova família TR-Series, uma linha de motos de média cilindrada para atrair jovens consumidores para a marca inglesa. As novas motos Triumph de 400 cc – Speed 400 e Scrambler 400X – têm design clássico e um inédito motor com 40 cv de potência.

Desenvolvidas pela marca inglesa em parceria com a indiana Bajaj, as novas motos Triumph de 400 cc já estão confirmadas para o Brasil. Segundo Stuart Wood, engenheiro chefe da Triumph, os modelos também serão produzidos em Manaus (AM) na linha de montagem da marca inglesa. A previsão é que as novas Speed 400 e Scrambler 400X cheguem ao País no fim deste ano.

Veja detalhes e fotos das novas Triumph Speed e Scrambler 400x

“Entretanto, como precisaremos homologar essas motos e, às vezes, esse processo leva tempo no Brasil, essa data pode mudar”, afirmou Wood durante a apresentação dos modelos. Dessa forma, o lançamento das novas motos de 400 cc pode acontecer no início de 2024.

Nova geração de motociclistas

A nova linha TR-Series é a primeira da Triumph focada no segmento de baixa/média cilindrada, no qual existem poucas opções, atualmente. Em seu portfólio, o menor modelo da fabricante inglesa, até então, era a plataforma de 660 cc, formada pelos modelos Trident e Tiger Sport.

Com as novas Speed 400 e Scrambler 400X, a Triumph espera atrair novos e jovens consumidores. “Queremos trazer uma nova geração de motociclistas para a marca”, explicou Alastair Fairgrieve, gerente global de marketing de produto da empresa.

Novas motos Triumph de 400 cc devem chegar ao Brasil neste ano ou no início de 2024

“Nosso foco principal são os jovens e novos pilotos que estão procurando sua primeira moto, mas também motociclistas iniciantes que estão saindo das motos de menor cilindrada e procuram modelos mais sofisticados e potentes”, completou o executivo.       

Por último, a Triumph também acredita que os fãs, que já possuem modelos maiores da marca, poderão enxergar as novas Speed 400 e Scrambler 400X como uma segunda moto. Afinal, são mais leves e práticas para o uso diário.

Posicionamento de mercado das novas Triumph 400 cc

Ainda de acordo com o gerente de marketing da Triumph, as principais concorrentes da linha TR-Series serão modelos clássicos, na mesma faixa de cilindrada, como a Honda CB 350 Highness, vendida na Ásia, assim como a Royal Enfield Classic 350 e a Hunter 350. Afinal, a marca inglesa também apostou no visual vintage para dar vida às novas motos de 400 cc.       

Entretanto, pela sua capacidade cúbica e acabamento premium, as novas Triumph Speed 400 e Scrambler 400X também devem concorrer com a linha G 310, da BMW. A fabricante alemã tem bom volume de vendas dos modelos G 310 R e a G 310 GS, no Brasil. “As novas T-Series, porém, podem atrair motociclistas que procuram modelos com mais estilo e personalidade”, analisa Fairgrieve.       

Para isso, contudo, os novos modelos de 400 cc deverão ter preço competitivo, segundo o executivo da Triumph. A fabricante inglesa ainda promete um baixo custo de manutenção para as motos da família TR.