A BMW apresentou hoje inovadores óculos para motociclistas que parecem ter saído de um filme de ficção científica. Chamados de Connected Ride Smartglasses, os óculos inteligentes contam com a tecnologia head-up display, já existente em veículos da fabricante alemã. A tecnologia, semelhante à utilizada em aviões de caça, projeta informações, como navegação, velocidade ou marcha, no campo de visão do motociclista. Dessa forma, segundo a BMW, o piloto não precisa desviar o olhar da estrada e permite pilotar de forma mais segura.
Algumas startups já mostraram protótipos de capacetes com viseiras que usam a mesma tecnologia. Contudo, muitos desses projetos ficaram apenas no papel, mas não se tornaram realidade. Além disso, trata-se da introdução do head-up display por um grande fabricante de motocicletas. Uma invenção que promete facilitar a vida dos motociclistas – veja outras aqui.
Os novos óculos inteligentes para motociclista da BMW podem se conectar facilmente ao smartphone via Bluetooth e aplicativo. O piloto pode configurar a projeção antes de rodar ou até mesmo durante o passeio por meio do multicontrolador no guidão da motocicleta.
Além da projeção diretamente no campo de visão do motociclista, os óculos inteligentes da BMW também oferecem um alto nível de conforto. De acordo com a BMW, os óculos e o visor nasceram para atender às necessidades dos motociclistas. Além disso, os óculos inteligentes da BMW cabem em vários capacetes e formatos de rosto. Os Smartglasses usam uma bateria de íons de lítio, que permite até dez horas de uso.
A BMW ainda fornece dois conjuntos de lentes certificadas UVA/UVB com a armação. Um conjunto de lentes é 85% transparente e pode ser usado especialmente para capacetes com palas de sol integradas. O outro conjunto tem lentes coloridas que transformam os smartglasses em um par de óculos de sol perfeito. Para quem usa óculos, ainda existe um adaptador RX (+/- 4,5 dioptrias). Entretanto, o item é vendido à parte.