A cidade de San Diego, na Califórnia, está adotando uma abordagem baseada em dados para a gestão de pavimentos na região. A plataforma avalia as condições de cada segmento de ruas pavimentadas e identifica a necessidade de investimento no locais. Iniciativa faz parte do Plano de Gestão de Pavimentos do Departamento de Transportes da cidade.
Além do Plano de Gestão, a cidade também anunciou um outro projeto com periodicidade de cinco anos. Este segundo plano analisará ruas específicas em San Diego e ainda poderá indicar possíveis reparações nas estradas, caso haja financiamento. Esse projeto também está incorporado à StreetsSD, uma página web interativa.
O site permite que qualquer pessoa possa ver os projetos de pavimentação na cidade, os em curso e os previstos, para os bairros da cidade. Além disso, também possui um campo de pesquisa, com informações sobre ruas individuais. “Esses dados cruciais nos dão o que precisamos para fazer investimentos estratégicos informados em nossas estradas e o plano de longo prazo sobre como fazer isso”, afirma o prefeito Todd Gloria.
San Diego apresentou pela primeira vez o Plano de Gestão de Pavimentos em janeiro. Ao mesmo tempo, a cidade também entregou os resultados da avaliação das condições das suas ruas e estradas. O Índice de Condição do Pavimento (PCI), nome oficial da avaliação nacional, obteve 63 pontos, colocando a rede rodoviária geral de San Diego na categoria “Regular”. As pontuações PCI variam de zero a 100.
De acordo com a Prefeitura de San Diego, ao longo do processo de coleta de dados, cada quilômetro das estradas pavimentadas foi analisado por ferramentas para medir problemas na superfície das ruas, como rachaduras e buracos. A última avaliação das condições das estradas deste tipo aconteceu em 2016, quando a cidade pontuou no PCI com 71.
Para Bethany Bezak, diretora do Departamento de Transporte, o Plano de Gestão de Pavimentos é efetivo porque “mostra que é necessário um investimento significativo a longo prazo, a fim de evitar uma maior deterioração das nossas estradas e aproximar a pontuação PCI de San Diego do padrão da indústria”