Scooter mais vendida do Brasil fica mais potente e segura

Novo modelo manteve o câmbio automático, sem embreagem ou pedal de troca de marchas, basta acelerar e frear. Foto: Divulgação Honda

26/10/2022 - Tempo de leitura: 3 minutos, 50 segundos

Scooter campeã de vendas do segmento, desde seu lançamento em 2013, a Honda PCX foi totalmente renovada no modelo 2023. Além de um design marcante, a PCX ganhou motor mais potente e controle de tração, para oferecer maior segurança.

A PCX 2023 manteve a identidade visual, mas com linhas mais fortes e agressivas, para ressaltar o ar de novidade. O conjunto óptico frontal e a lanterna traseira foram redesenhados, ambos usam LEDs.

As novas formas da PCX 2023 também agregaram novidades importantes do ponto de vista prático. O espaço sob o assento ficou maior, passando de 28 litros para 30 litros de capacidade.

A scooter da Honda também traz agora uma entrada USB-A no porta-luvas, que permite carregar o smartphone sem o uso de adaptadores. Destaque também para o novo painel maior, totalmente digital e do tipo blackout¹ com todas as informações necessárias para o piloto.

Do ponto de vista prático, uma boa novidade para os fãs da scooter é que todas as versões do modelo 2023 estão equipadas com Smart Key. Uma chave de presença que, além de dar partida na moto, faz a abertura do assento e do bocal do tanque por aproximação.

De série na nova PCX, a Smart Key agora também conta com alarme antifurto.

Motor mais potente, porém econômico

Mas, sem dúvida, a principal novidade da PCX 2023 é o motor maior. O inédito monocilíndrico, com arrefecimento líquido, passou de 150cc para 160cc de capacidade e agora tem quatro válvulas. Com isso, seu desempenho melhorou: a potência máxima passou de 13,2 cv para 16 cv, com o torque subindo de 1,38 kgm.f para 1,5 kgm.f. Na prática, isso significa melhor aceleração e maior velocidade final.

Tudo com a praticidade do já conhecido câmbio CVT, ou seja, automático, que não tem embreagem nem pedal de troca de marchas, como no modelo anterior. Basta acelerar e frear, uma facilidade que atrai os iniciantes no mundo das duas rodas.

Apesar do motor mais potente, a nova PCX não deixou de ser econômica. Pelo contrário, o consumo da scooter de 160 cc é menor do que o do modelo anterior. De acordo com testes feitos pelo Instituto Mauá, a nova PCX roda 44 km/litro na cidade, ante 41,4 km/l do antigo motor de 150 cc.

Além das novas tecnologias empregadas na scooter, a PCX manteve o sistema “Idling Stop”, que “desliga” o motor em paradas mais longas, ajuda na economia de gasolina e ainda reduz a emissão de poluentes.

Mais ágil e estável

Para se adequar ao melhor desempenho do novo motor, a PCX 2023 teve seu chassi de aço do tipo monobloco redesenhado para oferecer estabilidade em velocidades mais altas. Apesar das mudanças, a scooter não perdeu agilidade nem conforto.

O conforto, aliás, foi aprimorado com a adoção de novas rodas e pneus mais largos. As rodas e pneus, além de terem sido redesenhados, também ganharam novas medidas: 110/70-14, na dianteira, e 130/70-13, na traseira. Nas suspensões, os amortecedores traseiros ganharam molas novas, mais adequadas para encarar as irregularidades na pavimentação.

A PCX tem freio a disco em ambas as rodas nas versões ABS e DLX, nas quais o sistema antitravamento atua somente na roda dianteira. A versão de entrada, chamada de CBS, usa disco na frente e tambor atrás, com sistema de freios combinado.

Para reforçar ainda mais a segurança, a fabricante japonesa adotou controle de tração, sistema inédito em scooters dessa capacidade cúbica. O sistema que a Honda chama de HSTC (Honda Selectable Torque Control, ou controle de torque selecionável) e está disponível nas versões ABS e DLX monitora a rotação das rodas e as equilibra, caso haja uma diferença de velocidade muito grande entre elas, evitando assim perdas de tração do pneu traseiro em pisos de baixa aderência.

Versões e preços

São três as versões da scooter para 2023: PCX CBS, PCX ABS e PCX DLX. Elas chegam às lojas em três cores.

A CBS será vendida na cor cinza metálico com preço sugerido de R$ 15.460. Já a versão ABS, com freio antitravamento na dianteira e controle de tração, está disponível na cor branca perolizada por R$ 17.000. A DLX, que tem uma elegante pintura azul metálico com detalhes em bege, sai por R$ 17.400. A scooter tem três anos de garantia, sem limite de quilometragem.

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