Com 80 mil passageiros transportados por dia, Barueri (SP) investe, em 2022, em planejamento e melhoria do transporte público, malha viária e aprimoramento de outros modais, como ciclovias e ciclofaixas. A prefeitura da cidade começou a elaborar o Plano de Mobilidade Urbana, por meio do Departamento Municipal de Trânsito, como forma de mapear os objetivos de curto, médio e longo prazos, garantindo a avaliação dos deslocamentos, assim como os meios financeiros e institucionais para sua execução.
Com uma frota de 176.427 automóveis, segundo dados do IBGE, de 2018, Barueri tem como principal desafio diminuir o congestionamento. “Temos investido bastante em tecnologias que auxiliam as questões de trânsito, como em semáforos inteligentes e no serviçoo de videomonitoramento, com 520 câmeras espalhadas pela cidade acompanhadas 24 horas por dia”, afirma Rubens Furlan, prefeito de Barueri.
“Também há importantes investimentos em obras viárias, como é o caso da ligação de Alphaville com a Avenida Mario Doi Sadanori, conhecida como Café do Ponto; a alça da ponte Akira Hashimoto; a ligação da Estrada Cícero Borges e a rua Galeão, incluindo seu prolongamento, entre outras”, acrescenta Furlan. Destaque no Ranking Connected Smart Cities 2021, com a quinta posição no eixo Mobilidade e primeira no Economia, Barueri investe no setor de tecnologia da informação (TI) para aprimorar os deslocamentos.
De acordo com o ranking, Barueri teve aumento no PIB per capita de 4,44%. Houve também crescimento no número de empresas em 2,55% e no de empregos em 10,50%, atingindo a taxa de empregabilidade de 1,41 da população em idade ativa.
O crescimento de empresas de tecnologia foi de 8,30%, sendo que a força de trabalho ocupada no setor de TI atingiu 9,05% do total dos empregos formais. Como resultado disso, a cidade possui um dos maiores índices de Independência do Setor Público, com 95,37% dos empregos no setor privado. Tecnologia voltada para a mobilidade será uma das discussões presentes no Parque da Mobilidade Urbana (PMU), realizado entre os dias 23 e 25 de junho, no Memorial da América Latina, em São Paulo.
O evento será realizado pela plataforma Connected Smart Cities e o Mobilidade Estadão, com propósito de promover a conexão da mobilidade urbana inteligente, sustentável e inclusiva por meio da difusão de ideias desse ecossistema no Brasil e no mundo.