A Toyota, fabricante de veículos japonesa, anunciou um investimento de 500 milhões de dólares (cerca de R$ 2.7 bilhões na cotação atual) na empresa Joby Aviation, que desenvolve eVTOLs, aeronaves elétricas popularmente conhecidas como “carros voadores”.
Com esse novo valor, a Toyota soma um investimento total de 894 milhões de dólares (cerca de 4.89 bilhões) na empresa de táxi aéreo. O objetivo, segundo a companhia, é “apoiar a certificação e produção comercial do táxi aéreo elétrico da Joby”.
No entanto, o atual investimento da fabricante de veículos está condicionado a algumas regras. Por exemplo, a primeira metade do dinheiro será fornecida mediante a aprovações regulatórias da nave. A segunda parcela, por sua vez, só terá liberação após a definição dos termos de uma aliança de negócios entre as duas empresas.
Saiba mais: Carro voador decola pela primeira vez no Brasil
O eVTOL em desenvolvimento pela Joby Aviation pode transportar um piloto mais quatro passageiros e atingir até 320 km/h. A nave possui seis motores elétricos e não emite gases poluentes em sua operação.
Atualmente, a Joby se preparar para ser a primeira empresa de táxi aéreo a operar com carros voadores em Dubai. De acordo com planos da companhia, as viagens devem começar em 2025, em caráter experimental, em 2026 devem haver rotas de voo consolidadas.
A Toyota apoia a Joby desde 2019. De acordo com nota divulgada no site da fabricante de carros, “os engenheiros da Toyota agora trabalham lado a lado com a equipe Joby na Califórnia e, em 2023, as duas empresas assinaram um acordo de longo prazo para a Toyota fornecer componentes essenciais”.