A Noruega está construindo o túnel submarino mais longo e mais profundo do mundo. O empreendimento deve custar cerca de R$ 12 bilhões, em valores já convertidos, e reduzir a viagem em pelo menos 11 horas. Atualmente, o mesmo trajeto pode levar até 21 horas de duração, incluindo a necessidade de se utilizar balsas.
De acordo com a Statens Vegvesen, agência governamental para estradas públicas do País, o projeto deve ficar pronto em 2033. O túnel Rogfast, como ficou conhecido, vai conectar os distritos de Randaberg, Kvitsøy e Bonk, separados por mais de 25km de água. A parte mais profunda do túnel estará sob mais de 390 metros dos fiordes noruegueses – entradas do mar entre montanhas.
Ao longo do trajeto, o novo túnel também deve facilitar a locomoção dos noruegueses entre outras cidades, como Stavanger e Bergen, onde é necessário utilizar balsas em sete trechos diferentes. A expectativa da agência é de que o Rogfast diminua o tempo de viagem entre Stavanger e Bergen em cerca de 40 minutos.
As primeiras partes da construção, entre Randaberg e Bokn, já estão em processo de implementação. Quando concluído, o Rogfast irá superar o túnel Lærdal, também da Noruega, e a atual construção submarino mais longa do mundo, com cerca de 24 km de extensão, entre Lærdal e Aurland.
Além do túnel submarino, o projeto também prevê a criação de túneis “flutuantes”, conectados ao fundo do mar ou suspensos na superfície da água. Ao longo da via, o túnel também contará com saídas de emergência a cada 250 m.