A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) está lançando sua nova linha com motores Euro 6. A novidade visa atender as regras do Proconve P8, que entra em vigor em 2023. O objetivo do programa é reduzir as emissões de poluentes de veículos pesados. Além disso, os caminhões Delivery, Constellation e Meteor, bem como os ônibus, ganharam novos acabamento e soluções eletrônicas. Com isso, os preços vão subir, em média, de 15% a 20%. As novidades vão ser apresentadas na Fenatran
De acordo com a VWCO, no caso do Delivery houve aumento de potência de 10 cv. O novo motor, de quatro cilindros fornecido pela FTP já equipava o Delivery Express 3-160. Isso porque, para modelos com Peso Bruto Total (PBT) de até 3,5 toneladas, vale desde janeiro. Portanto, a novidade passa a ser oferecida no Delivery 6.170 que, até então, era identificado como 6.160.
No caso dos modelos com BPT acima de 6 t, foi mantido o motor Cummins. Segundo a Volkswagen, apenas o Delivery 9.170 teve a potência aumentada e passou a ser chamado de 9.180. Assim, fica alinhado com os médios 11.180 e 13.180. Ou seja, todos têm o quatro-cilindros de 180 cv e torque de 61,2 mkgf. Além disso, há sistema SCR, que utiliza Arla 32. A transmissão é manual de seis velocidades. Opcionalmente, há a caixa automatizada V-Tronic, também de seis marchas.
Além das atualizações no motor, a linha Delivery recebeu novos equipamentos. Agora, há luzes de posição de uso diurno (DRL) e lanternas de LEDs. De série, o caminhão vem com banco do motorista com suspensão a ar ou pneumática e revestimentos de material sintético. Há, ainda, rádio com Bluetooth, vidros, travas e retrovisores elétricos, ar-condicionado, para-choque da mesma cor da carroceria e RIO Box, o sistema de conexão e gestão de frotas da VWCO.
No caso do Delivery 11.180, a capacidade de carga é de 10.800 kg. Conforme a VWCO, um dos destaques é o novo freio dianteiro. Por sua vez, o Delivery 9.180 agora tem PBT de 9.200 kg. Ou seja, são 625 kg a mais na comparação com o modelo anterior. De série, há controles eletrônicos de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa, além de freios com antitravamento ABS e distribuição de frenagem EBD.
Seja como for, a linha que traz mais novidades é a Constellation. No visual, há luzes de posição (DLR) integradas aos faróis, bem como lanternas, tudo de LEDs. O nome do modelo, com nova grafia, passa a ser destacado na parte inferior do para-brisa. De acordo com a VWCO, as versões com PBT superior a 18 t receberam sistema de direção mais preciso, suave e silencioso.
Na parte interna, o novo banco do motorista tem cinto de segurança integrado, com mais opções de ajuste, bem como de revestimentos. Da mesma forma, a suspensão de cabine com quatro pontos de amortecimento passa a ser um opcional para todos os modelos.
O Constellation Robust atende o uso urbano, rural, rodoviário e vocacionais. De acordo com a VWCO, a linha conta com cinco versões: 14.210 4×2, 17.210 4×2, 18.210 4×2, 18.260 4×2 e 26.260 6×2. Além disso, há cabine estendida, leito teto baixo e leito teto alto. Bem como várias opções de distância entre os eixos. De série, há ar-condicionado e novo revestimento dos bancos que, conforme a marca, facilita limpeza. Da mesma forma, há opção de assento para três passageiros.
Segundo a VWCO, a linha Robust tem duas opções de motor. O MAN D08 de quatro-cilindros gera potência de 210 cv. Por sua vez, no seis-cilindros são 260 cv. De acordo com a fabricante, as atualizações para atender o Proconve P8 geraram aumento de torque de cerca de 15%. Além disso, o consumo de diesel foi reduzido em 5%. Conforme a fabricante, o custo total de propriedade (TCO) baixou até 10%.
Para atender as novas regras de emissões, a Volkswagen utiliza SCR, com filtros DPF e o sistema DOC antioxidante. Ou seja, o mesmo sistema adotado pela Scania e pela Mercedes-Benz. O VW Constellation 18.210 tem transmissão manual de seis velocidades. Como opcional, está disponível a caixa automática ZF de oito marchas. No caso dos Constellation 18.260 4×2 e 26.260 6×2, o câmbio é manual de seis marchas.
Além disso, o Constellation teve a capacidade técnica de carga aumentada. Portanto, os modelos de 17 t passaram a ter 18 t e os de 24 t deram lugar aos de 26 t. Assim como foi feito nas outras linhas, há novos acabamentos e equipamentos. É o caso do volante multifuncional e do computador de bordo.
Agora, a alavanca de acionamento da caixa automatizada V-Tronic fica no lado direito da coluna de direção. Os novos bancos têm cinto de segurança integrado, há ar-condicionado, vidros, travas e espelhos elétricos. Bem como rádio com conexão via Bluetooth.
O novo Constellation 26.320 tem motor MAN D08 de 7 litros que gera 320 cv e 122,4 mkgf. Há opção de tração 8×2. A transmissão é a V-Tronic, ZF Traxon de 12 velocidades que traz novas funções, como sensor de inclinação e modo manobra, para baixas velocidades, bem como kick-down. Outros destaques são assistente de partida em rampa, controles eletrônicos de tração e estabilidade, ABS e EBD. De série, o Volkswagen Constellation 30.320 tem entre-eixos de 6.500 mm.
Nas versões voltadas a operações rodoviárias de longa distância, a potência aumentou 20 cv. Assim, a linha agora conta com os Volkswagen Constellation 19.380 4×2, 25.380 6×2 e 25.480 6×2. Segundo a marca, o motor MAN D26 de 13 litros, que gera 245 mkgf, tem sistemas SCR e EGR. Bem como iltros DPF e o antioxidante DOC.
A família Constellation off-road passa a ter as seguintes nomenclaturas: 27.260 6×4, 31.320 6×4, 32.380 6×4 e 33.480 6×4 Tractor. Além disso, o novo pacote off-road está disponível para os modelos com PBT acima de 31 t. Há volante multifuncional, banco com novo revestimento e cinto de segurança integrado. Além disso, inclui rádio com conexão Bluetooth, ar-condicionado e trio elétrico de série.
Os motores foram recalibrados. Com isso, no caso dos Volkswagen Constellation 27.260 6×4 e 31.320 6×4, o MAN D08 de seis cilindros tem potências de 260 cv e 320 cv e torques de 97 mkgf e 122 mkgf, respectivamente. Já o Constellation 32.380 6×4 vem com o Cummins ISL, de 380 cv e 173 mkgf. Por fim, o Constellation 33.480 6×4 Tractor traz o MAN D26 feito no Brasil, que produz 480 cv e 244 mkgf.
Por fim, nos Meteor 28.480 e 29.530, além do ganho de potência agora há transmissão automatizada V-Tronic, ZF Traxon de 12 ou 16 marchas. O motor é o MAN D26 de 13 litros, com 480 cv e 530 cv. De acordo com a VWCO, os torques são de 245 mkg e 265 mkgf respectivamente. Assim como os modelos rodoviários Constellation, esses caminhões utilizam SCR e EGR, bem como filtros DPF e antioxidante DOC.
Da mesma forma, o modelos ganharam novo acabamento e painel digital com tela de 10 polegadas totalmente personalizável. Além disso, o sistema multimídia é mais moderno e há volante multifuncional. Bem como segunda cama, climatizador e geladeira.
Segundo o vice-presidente de vendas, marketing e serviços da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Ricardo Alouche, com as atualizações, o consumo de diesel foi reduzido em 5%, em média. “Nos baseamos nos pilares da eficiência. Mas os novos caminhões estão também mais seguros”. De acordo com o executivo, as atualizações são resultado de investimentos de R$ 1 bilhão.