Dentro de sua estratégia de descarbonização, a Yamaha anunciou que exibirá um protótipo de motor de popa movido a hidrogênio no Miami International Boat Show, que acontece em fevereiro de 2024. Além de motores de baixa emissão em veículos de duas rodas, a Yamaha busca o desenvolvimento de motores à combustão de hidrogênio de uso aquático. A empresa afirma querer contribuir para um futuro mais limpo para velejadores e consumidores de produtos náuticos.
O motor de popa H2 tem oito cilindro em V e 5,2 litros. O V8 criará combustão motriz sem emissões de gás carbônico (CO2). PAra isso, a empresa japonesa irá aproveitar as tecnologias que dominou ao longo de décadas de fabricação de motores náuticos a gasolina e diesel.
No ano passado, a Yamaha criou, em parceria com a Toyota, um motor V8 movido a hidrogênio. A iniciativa faz parte de uma colaboração entre diversas empresas japonesas relacionadas ao setor automotivo para expandir a gama de opções de combustível para motores de combustão interna.
O desenvolvimento desse motor a hidrogênio faz parte da estratégia de descarbonização da empresa japonesa. A Yamaha tem como meta neutralizar as emissões de escopos 1 e 2 (emissões
liberadas para a atmosfera como resultado direto e indireto da operação industrial da empresa) até 2035. Já para as emissões de escopo 3, a empresa tem como meta atingir neutralidade de carbono até 2050.
As emissões de escopo 3 abrangem toda a extensão da cadeia de suprimentos e consumo da companhia. Assim, o desenho dessa meta envolve o mapeamento e redução de emissões durante a aquisição e processamento de matérias-primas. Mas também, durante a venda e entrega do produto, e especialmente, das emissões provenientes do uso final dos produtos, incluindo motocicletas, motos aquáticas e motores de popa.