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Yamaha cria motor V8 a hidrogênio em parceria com a Toyota

Por: Arthur Caldeira . 17/02/2022
Inovação

Yamaha cria motor V8 a hidrogênio em parceria com a Toyota

Primeiro propulsor de oito cilindros em “V” movido inteiramente a hidrogênio do mundo produz 455 cv de potência máxima

2 minutos, 54 segundos de leitura

17/02/2022

Por: Arthur Caldeira

Baseado no propulsor de 5,o litros do esportivo Lexus RC F, V8 sofreu diversas modificações para usar hidrogênio como combustível. Fotos: Divulgação/Yamaha

A pedido da Toyota, a Yamaha desenvolveu um motor V8 de 5.0 litros para automóveis movido inteiramente a hidrogênio. A iniciativa faz parte de uma colaboração entre diversas empresas japonesas relacionadas ao setor automotivo para expandir a gama de opções de combustível para motores de combustão interna. Prova de que os motores elétricos podem não ser a única alternativa para a mobilidade do futuro.

“Estamos trabalhando para alcançar a neutralidade de carbono até 2050”, explicou o presidente da Yamaha Motor, Yoshihiro Hidaka. “Ao mesmo tempo, ‘Motor’ está no nome da nossa empresa e, portanto, temos uma forte paixão e nível de compromisso com o motor de combustão interna.”

Embora seja famosa por suas motocicletas, a Yamaha já se aventurou na produção de motores para automóveis. A fábrica japonesa chegou até mesmo a fabricar propulsores de alto desempenho para a Fórmula 1 que foram usados nos carros Tyrell, Brabham e Jordan na década de 1990.

O motor V8 a hidrogênio, desenvolvido pela Yamaha para a Toyota, é baseado no propulsor de 5,0 litros do cupê esportivo de luxo Lexus RC F. O motor sofreu modificações nos injetores, cabeçotes, coletor de admissão, entre outros componentes, para ser alimentado com o elemento químico liquefeito.

O primeiro V8 a hidrogênio do mundo produz até 335 kW (455 cv) a 6.800 rpm e um torque máximo de 540 Nm a 3.600 rpm. Desempenho para nenhum fã de gasolina botar defeito.

Segundo a Yamaha, propulsor a hidrogênio é neutro em carbono e mantém viva a paixão pelos motores a combustão interna

“Os motores a hidrogênio têm o potencial de serem neutros em carbono, mantendo viva nossa paixão pelo motor de combustão interna ao mesmo tempo”, declarou o presidente Hidaka.

Em novembro do ano passado, cinco empresas japonesas – Kawasaki Heavy Industries, Subaru Corporation, Toyota Motor Corporation, Mazda Motor Corporation e Yamaha Motor – anunciaram que iriam realizar pesquisas colaborativas sobre possíveis caminhos para expandir a gama de opções de combustível para motores de combustão interna, como alternativa aos motores elétricos na busca pela neutralidade de carbono.

Méritos do hidrogênio

A Yamaha começou a desenvolver um motor a hidrogênio para automóveis há cerca de cinco anos. Takeshi Yamada, do departamento de desenvolvimento automotivo do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Técnico da marca, acredita no potencial do hidrogênio como combustível para motores de alto desempenho.

“Comecei a ver que os motores que usavam apenas hidrogênio como combustível tinham características de desempenho muito divertidas”, explica ele. “Os motores a hidrogênio são amigáveis o que os torna fáceis de usar, mesmo sem recorrer a auxílios eletrônicos de direção. Todo mundo que veio para testar o carro protótipo começou um pouco cético, mas saiu do carro com um grande sorriso no rosto no final. Enquanto assistia a isso, comecei a acreditar que há realmente um enorme potencial nas características exclusivas dos motores a hidrogênio, em vez de simplesmente tratá-lo como um substituto da gasolina.”, afirma o engenheiro.

Outra característica valorizada no processo de desenvolvimento foi o ronco emitido pelo escapamento 8 em 1 do motor. “Queremos buscar não apenas o desempenho, mas também um novo fascínio para o motor de combustão interna que o mundo ainda não viu”, declara Yamada.

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