YZF-R15: por que a mini esportiva da Yamaha é uma 150 cc ‘diferenciada’

Nova R15 chega às lojas em novembro por R$ 18.999 como mais uma opção no segmento small premium. Fotos: Divulgação/Yamaha

30/06/2023 - Tempo de leitura: 4 minutos, 9 segundos

A Yamaha surpreendeu a todos com o lançamento da nova YZF-R15 durante o Festival Interlagos Motos 2023. A mini esportiva chega como mais uma opção no segmento “small premium“, ou seja, motos de baixa cilindrada, porém mais sofisticadas. Segmento, aliás, inaugurado pela própria Yamaha com a FZ 15, lançada no ano passado.

Entretanto, a nova YZF-R15 tem especificações ainda melhores do que a naked FZ 15. Embora ambas tenham motor de 150 cc, os propulsores têm características bem diferentes. O monocilíndrico da mini esportiva, por exemplo, tem arrefecimento líquido, apenas para citar uma das diferenças.

Apesar de ser um modelo de baixa cilindrada, como a maioria das motos vendidas no Brasil, a nova Yamaha R15 tem atrativos até então só vistos em motos de maior cilindrada. Com preço sugerido de R$ 18.999, a mini esportiva da Yamaha chega às lojas com três opções de cores em novembro. Confira nossa lista e descubra por que a YZF-R15 é uma 150 cc “diferenciada”.

Design esportivo

Como seu próprio nome – YZF-R15 – denuncia, o lançamento da Yamaha faz parte da família de motos esportivas da marca, assim como YZF-R7 e a YZF-R1. O conjunto óptico duplo tem luzes de LED, no farol alto e baixo. Vale destacar também o painel completamente digital.

R15 tem faróis de LED e carenagem desenvolvida em túnel de vento

Além disso, tem carenagens em camadas, desenvolvidas em túnel de vento para otimizar o fluxo de ar e melhorar a aerodinâmica. O propósito também foi reduzir a turbulência no capacete de quem acelera a R15.

Na parte frontal, há uma entrada de ar em forma de “M”, inspirada na YZR-M1, modelo da Yamaha que disputa a MotoGP. Sua traseira alta e afilada, com iluminação de LED, também chama a atenção.

Motor da YZF-R15 tem bom desempenho

Entretanto, um dos maiores destaques da nova YZF-R 15 está mesmo no seu motor. Único da categoria de baixa cilindrada com arrefecimento líquido e comando de válvulas variável.

O monocilíndrico, com 155 cm³ de capacidade, produz 18,8 cv de potência máxima a 10.000 rpm. Já o torque máximo de 1,5 kgf.m chega a 8.500 giros. Só como comparação, o motor da FZ 15, que tem 149 cm³ e arrefecimento a ar, produz apenas 12,4 cv de potência.

Motor da R15 usa tecnologias modernas, como comando de válvulas variável

Destaque também para o sistema VVA (Variable Valve Actuation) de controle de abertura variável de válvulas. Ele é capaz de oferecer um bom torque em baixas rotações, potência em médias e altas, e ainda assim garantir economia de combustível. Um central eletrônica controla o momento em que as válvulas abrem e fecham, o quanto abrem, e o tempo em que permanecem abertas. Na prática, o VVA faz com que a nova esportiva da Yamaha tenha torque nas arrancadas e retomadas no uso urbano, e potência em altos giros.

Câmbio de seis marchas e embreagem deslizante

Além de ter câmbio com seis marchas, a Yamaha R 15 conta com embreagem assistida e deslizante, um recurso comum em motos potentes de alta cilindrada. A embreagem deslizante evita a frenagem excessiva do motor em reduções bruscas de marcha e, consequentemente, o travamento da roda traseira.

Contudo, a embreagem ainda é do tipo assistida, capaz de reduzir a pressão no manete de acionamento da embreagem, garantindo uma troca de marchas mais suave, minimizando a fadiga no uso diário.

R 15 tem ciclística desenvolvida nas pistas

Seu quadro do tipo “Deltabox”, desenvolvido nas pistas de corrida, suporta torções e esforços maiores do que outros quadros mais simples. Além disso, a YZF-R15 conta com suspensões “diferenciadas”. O trem dianteiro tem garfos telescópicos com tubos de 41 mm, enquanto outras motos de baixa cilindrada usam tubos de 29 mm de diâmetro.

Na traseira, R15 tem balança de alumínio com monoamortecedor

Na traseira, outro diferencial: a balança feita em alumínio é monoamortecida, ou seja, tem apenas um amortecedor. Fixado por links, o que garante conforto e suavidade na absorção de impactos, o monoamortecedor garante curso de 97 mm na roda.

Vale também destacar o sistema de freios, a disco em ambas as rodas de 17 polegadas. Na dianteira, o disco tem 282 mm de diâmetro e pinça de duplo pistão. Já na roda traseira, a R 15 conta disco de 220 mm e pinça de um pistão.

Além de ter freio a disco nas duas rodas, R15 tem sistema ABS em ambas

A YZF-R15 ainda vem equipada com sistema de freios ABS (Anti-lock Bracking System) nas duas rodas – inédito para o segmento. O ABS impede o travamento das rodas em condições de baixa aderência do piso, como asfalto molhado ou sujo, e até mesmo em frenagens bruscas de emergência.