Yamaha lança XMax 300; conheça | Mobilidade Estadão | MotoMotor, Scooters

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Yamaha XMax 300 chega à Ásia e pode vir ao Brasil

Por: Arthur Caldeira . 01/11/2022
Mobilidade para quê?

Yamaha XMax 300 chega à Ásia e pode vir ao Brasil

Versão de maior cilindrada da scooter XMax 250, já vendida no Brasil, ganhou novo design e painel conectado; conheça

2 minutos, 52 segundos de leitura

01/11/2022

Por: Arthur Caldeira

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Nova XMax 300 tem motor de 28 cv de potência. Foto: Divulgação/Yamaha

A Yamaha anunciou o lançamento mundial da scooter XMax 300 na última semana. O novo modelo de 300 cc traz, além de um motor maior e mais potente, visual novo, com o farol em forma de “X”, e melhorias no chassi e freios. Até então exclusiva do mercado europeu e espécie de sucessora da XMax 250, vendida no País, a nova XMax 300 será produzida na Indonésia. A scooter chega, primeiramente, à Tailândia e outros mercados asiáticos no ano que vem. Mas poderá vir ao Brasil em 2024.

Isso porque, desde o início de 2020, a Yamaha já vende a XMax 250 no País. Apesar de ser montada em Manaus (AM), os kits CKD da scooter têm origem nas plantas da marca na Ásia. Com a chegada da nova XMax 300 à Tailândia e à Indonésia, a scooter fica mais perto do mercado brasileiro.

Questionada, a Yamaha Brasil afirma que não comenta futuros lançamentos. Há pouco tempo, a marca lançou o modelo 2023 da XMax 250, apenas com novas cores. Embora não deva chegar ao País no ano que vem, tudo indica que a Yamaha XMax 300 poderá chegar por aqui em 2024. Afinal, não faria sentido a fabricante manter dois modelos tão semelhantes em seu line-up mundial. Isso sem falar que a versão de 300 cc, caso venha a ser nacionalizada, seria uma forte concorrente para a recém-lançada Honda Forza 350.

O que muda na Yamaha XMax 300

A principal diferença da nova scooter para a XMax 250 vendida aqui é o motor de maior capacidade cúbica e mais potência. A Yamaha XMax 300 usa um monocilíndrico de 292 cm³ que entrega 28 cv e 2,9 m.kgf (contra as 250 cc e 22,8 cv do modelo nacional).

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Conjunto óptico dianteiro em LED tem novo desenho em forma de “X”

Entretanto, a nova geração passou por um face-lift. Ganhou novas linhas na carenagem e um conjunto óptico de LED, com formato em “X”. A lanterna traseira também teve seu desenho renovado.

O assento da nova XMax 300 traz um novo formato, mais fino e curto. Tudo para facilitar o apoio dos pés no chão, segundo a Yamaha. Apesar da mudança no chassi, o espaço para dois capacetes integrais, sob o banco, foi mantido. Assim como a chave Smart Key e o controle de tração de série – itens já presentes no modelo brasileiro de 250 cc.

Outra novidade é o painel de LCD de 4,3 polegadas com conectividade para smartphone, por meio de uma nova unidade de controle de comunicação. Com isso, o condutor pode ver o status da bateria do telefone, chamadas e mensagens recebidas.

Também é possível baixar o aplicativo gratuito MyRide da Yamaha e conectar via Bluetooth a um smartphone. O app traz dados sobre o último local de estacionamento, consumo médio de combustível, status da bateria, serviço/manutenção, avarias, detalhes da viagem, velocidade, tempo de viagem, ângulo de inclinação entre outras informações.

Na Europa, a nova scooter de 300 cc ainda ganhou uma versão mais completa. Batizada de Tech Max 300, a variante oferece ainda uma outra tela com sistema de navegação Garmin, entre outros detalhes mais sofisticados no acabamento. Ambas as scooters chegam às lojas apenas em 2023. Os preços ainda não foram definidos.

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