Zepelins são aposta para viagens com carbono zero

Naves devem fazer viagens pela Europa, ainda não há previsão para voos que cruzam o oceano. Foto: Divulgação/HAV

20/05/2024 - Tempo de leitura: 2 minutos, 14 segundos

A companhia aérea Air Nostrum assinou contrato com a fabricante Hybrid Air Vehicles (HAV) para adquirir 20 aeronaves do modelo Airlander 10, um veículo parecido com os antigos Zepelins. A expectativa é que voos regulares entre Valência, na Espanha, o arquipélago de Malta e Palma possam ocorrer usando esse meio de transporte em 2026.

Apesar de sua aparência semelhante aos Zepelins, o Airlander 10 é um meio de transporte diferente. Definido pela fabricante como “uma combinação única de baixas emissões, consumo de combustível, ruído e custos de operação”, o Airlander 10 é uma aposta em viagens aéreas sustentáveis.

Leia mais: Empresas se unem para eletrificar infraestrutura de aviação nos EUA

Segundo a HAV, a nave usa quatro motores por combustão combinados com um casco inflado por gás hélio, o que garante a sustentação no ar e reduz as emissões de carbono em até 75% “em relação a aeronaves comparáveis em uma ampla gama de funções”.

Por fim, a empresa fabricante enfatiza como o veículo é multifuncional. Pode transportar “100 passageiros, dez toneladas ou ter cinco dias de autonomia de voo em funções de mobilidade, logística, comunicações e vigilância”.

Baixa emissão de carbono

Modelos elétricos do Airlander devem zerar as emissões de carbono do veículo. Foto: Divulgação/HAV

O plano da fabricante é lançar uma versão híbrida-elétrica do Airlander 10 até 2028. Nesse veículo, dois motores irão operar com energia elétrica e dois com queima de combustível.

De acordo com a HAV: “Isto proporcionará uma redução de 90% nas emissões em relação a outras aeronaves em aplicações de mobilidade e logística, ao mesmo tempo que oferece flexibilidade operacional no serviço”.

Leia mais: Como reduzir a emissão de CO2 e melhorar a mobilidade urbana?

Por fim, o planejamento da fabricante inclui o lançamento de uma versão totalmente elétrica do Airlander 10 até 2030, na qual haverá zero emissões de carbono.

Airlander 50

Um novo modelo do veículo está em desenvolvimento pela HAV. A previsão é que o Airlander 50 possa transportar até 50 toneladas em cargas ou 200 passageiros. Ao mesmo tempo, o meio de transporte deve percorrer até 2200 km com carga útil máxima.

O plano da fabricante é lançar um meio de transporte que necessite de baixa infraestrutura para transportar cargas. “Muitas indústrias, como a mineração remota e a ajuda humanitária, dependem de infraestruturas substanciais, por vezes frágeis, para transportar cargas. O Airlander 50 oferecerá uma nova solução que permitirá a movimentação eficiente de cargas pesadas e desajeitadas sem causar danos ao meio ambiente”.