Depois de muito suspense e vazamento de informações nas redes sociais, agora é oficial: a Zontes chega ao Brasil com três motos de 310 cilindradas: a naked R310, a cruiser V310 e a trail T310. Os modelos compartilham o mesmo motor, mas têm design e propostas distintas. Os preços partem de R$ 26.990.
A marca de origem chinesa chega ao País pelas mãos da JTZ Motos, empresa do grupo J.Toledo, que já representa a japonesa Suzuki, a chinesa Haojue e a taiwanesa Kymco. A JTZ irá montar as motos Zontes de 310 cc em sua planta de 80 mil metros quadrados em Manaus (AM). A venda dos modelos começa no final de março e será feita pelas concessionárias Suzuki, inicialmente, nas grandes capitais.
Com a estratégia de oferecer motocicletas mais equipadas do que as concorrentes, a chinesa Zontes chega com preços competitivos. Variam de R$ 26.990 para a naked R310 a R$ 27.990 para a cruiser V310 e a aventureira T310. Os valores não incluem o frete, que pode variar de Estado para Estado.
Todas contam com painel digital com tela colorida de TFT, que oferece quatro modos de exibição das informações. As motos também têm sistema de iluminação full-LED. Completam as especificações dos modelos Zontes de 310 cc sistema de partida Keyless (chave de presença), abertura elétrica do tanque de combustível e do assento, dois modos de pilotagem e freios ABS Bosch nas duas rodas.
Apesar de terem estilos distintos, as três motos da Zontes usam o mesmo monocilíndrico, com 312 cm³ de capacidade, arrefecimento líquido, quatro válvulas e duplo comando no cabeçote (DOHC).
Alimentado por injeção eletrônica, o motor produz 35,3 cv de potência máxima a 8.600 rpm e 3,06 kgf.m de torque a 7.500 giros. Na ficha técnica, ao menos, o desempenho equivale ao de modelos com a mesma motorização, como a BMW G 310R e G 310GS, que usam monocilíndricos de 313 cm³ e 34 cv de potência.
O câmbio das motos da Zontes tem seis marchas, além de embreagem deslizante e assistida. Nas três motos, a transmissão final usa a tradicional corrente.
Os modelos ainda compartilham o chassi Diamond e as rodas de liga-leve com 17 polegadas, na frente e atrás. Nos freios, o trio de 310 da Zontes usa disco de 300 mm de diâmetro, com pinça de dois pistões, na dianteira; e disco de 230 mm com pinça de um pistão, na traseira.
Embora compartilhem diversos componentes, as três motos da Zontes que chegam ao Brasil têm diferenças visuais e suspensões distintas, de acordo com a proposta de cada uma delas. Consequentemente, os preços também variam. As motos da Zontes têm garantia de dois anos.
Os modelos escolhidos para compor o portfólio da Zontes no País são, de fato, os três que já haviam vazado nas redes sociais. Contudo, as motos trazem especificações diferentes das versões comercializadas em outros países.
Com preço sugerido de R$ 26.990, a R310 é o modelo mais acessível da Zontese chega nas cores azul e preta. A naked tem um visual esportivo, com linhas angulosas e recortadas, e uma dupla saída de escapamento, que chama a atenção.
O conjunto de suspensões da R 310 tem garfo telescópico invertido, na dianteira, com 140 mm de curso. Já na traseira, o monoamortecedor oferece 138 mm de curso.
Com design que lembra a Ducati Diavel, devido ao seu farol ovalado e rabeta minimalista, a cruiser V310 tem preço sugerido de R$ 27.990. Com pedaleiras avançadas e um guidão curvado, tem uma posição de pilotagem mais relaxada, típica do segmento.
Apesar de também ter garfo dianteiro telescópico, a V310 se diferencia das suas irmãs pela suspensão traseira. O sistema bichoque tem dois amortecedores fixados na balança traseira. A cruiser será comercializada nas cores branca e preta.
Ao contrário do que vazou nas redes sociais, a versão da T310 que chega ao Brasil terá rodas de liga-leve, com aro 17, na dianteira, e não rodas raiadas, com aro 19. Em resumo, a JTZ Motos optou pela versão crossover da aventureira, ou seja, mais voltada para o asfalto do que para a terra, embora use pneus de uso misto.
Com preço sugerido de R$ 27.990, a T310 chega às lojas nas cores laranja e preta. Um diferencial em relação a suas concorrentes é a posição de pilotagem mais ereta, típica das motos trial, e o para-brisa com ajuste elétrico de altura, por meio de um botão no punho esquerdo.