Radares na Av 23 de Maio_Adobe Stock
A falta de segurança no trânsito gera questionamentos sobre a fiscalização na cidade de São Paulo, quantidade de agentes em campo e críticas ao que popularmente é chamado de ‘indústria da multa’. Mas de acordo com especialistas em mobilidade, os radares contribuem positivamente para a segurança viária.
Saiba também: Maio Amarelo: internações por acidentes de trânsito no País cresceram 44% na última década
Dessa forma, para entender como é feita a fiscalização atualmente na cidade, além de saber quantos radares fiscalizam a capital paulista, questionamos a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), órgão responsável por esse trabalho.
De acordo com a CET, atualmente a cidade de São Paulo tem 877 pontos ativos de fiscalização eletrônica, ou radares em funcionamento. As regiões que contam com o maior número de radares é a Centro-Norte e a Leste, empatadas com 119 equipamentos em cada uma.
Em seguida vem Marginal/Bandeirantes, região formada pelas marginais Tietê e Pinheiros, além da Avenida dos Bandeirantes, com 116 pontos de fiscalização eletrônica no total.
Assim, na sequência está a zona Sul, com 115; Oeste com 113; Noroeste com 104; Sudeste com 102 e, em último lugar, zona Sudoeste, com 89 radares.
A divisão dos radares pela cidade, contudo, assim como as infrações que cada um deles fiscaliza, pode ser vista nesta página.
De acordo com a CET, a fiscalização eletrônica começou a funcionar na cidade de São Paulo em 1997, seguindo uma tendência mundial de aprimoramento da gestão do trânsito nas grandes cidades.
Atualmente, 75% das infrações são registradas por meio de equipamentos de fiscalização eletrônica, enquanto 25% são registradas manualmente.
A fiscalização manual é feita pelos agentes de trânsito da CET, pela Polícia Militar e pela Guarda Civil Metropolitana, todos devidamente credenciados pela Autoridade de Trânsito Municipal.
De acordo com a companhia, são mais de 3,5 mil PMs e 4,5 mil GCMs credenciados para atividades de fiscalização, além dos 1,7 mil agentes da CET. Apenas como comparação, em maio de 2024 eram 1.590 funcionários.
De acordo com a CET, excesso de velocidade – transitar 20% acima da velocidade permitida – foi a infração mais cometida no primeiro quadrimestre de 2025.
Em seguida estão desobediência ao rodízio municipal e estacionamento irregular nas vagas de Zona Azul.
Leia também: Maio Amarelo 2025: do engajamento ao resultado