É comum o dono do carro se preocupar com a manutenção da carroceria, dos bancos, de rodas e pneus e do motor. Mas o sistema de som, um dos mais usados pelo motorista no dia a dia, muitas vezes é esquecido.
“Um dos maiores pontos de atenção do sistema de som são os alto-falantes. Nem sempre é fácil perceber quando eles distorcem a música que está tocando”, afirma Fábio Delatore, professor de Engenharia Mecânica da FEI.
A maioria das pessoas se empolga tanto com as músicas preferidas que aumenta o volume sem perceber detalhes importantes.
“Para saber se o sistema precisa de reparos, aguce os ouvidos e tente notar se a voz do cantor não está tão afinada, se os acordes do violão soam estranhos ou se o bumbo da bateria emite um som deformado”, diz.
A principal recomendação para o motorista manter o sistema de som em boas condições é não tocar no equipamento com as mãos molhadas e não utilizar produtos abrasivos para a limpeza da tela.
Veja outros cuidados para deixar o equipamento com o som cristalino:
– Faça a limpeza periódica
Ao menos uma vez por mês, limpe o aparelho e seus acessórios, a fim de evitar o acúmulo de poeira. A limpeza pode ser feita com uma flanela ou outro pano macio e hastes flexíveis com algodão para as partes menores e mais delicadas. Nos alto-falantes, use aspirador em baixa potência, como os usados nos lava-rápidos.
– Calibre os pneus
O que os pneus têm a ver com o som? Quando eles não estão calibrados corretamente, os impactos de buracos e lombadas afetam mais o automóvel. Isso pode prejudicar o funcionamento de players e rádios.
As demais partes que compõem o sistema de som também vibram mais que o normal dependendo da força das pancadas, podendo desconectar ou até romper a fiação.
– Acompanhe a instalação
Escolha um especialista em som automotivo para instalar o aparelho e demais equipamentos. Isso faz toda a diferença para evitar consertos desnecessários no futuro.
– Evite a umidade
A umidade e a temperatura são capazes de prejudicar o perfeito funcionamento do som automotivo. Dessa forma, evite panos molhados para a limpeza, pois a água pode afetar os componentes eletrônicos, que deixam de funcionar.
Em carros com preparação de som mais antiga, o calor excessivo também interfere na nitidez do som. Portanto, cuidado para não deixar o sistema aquecer.