Embora os proprietários de carros tentem mantê-los em ordem, é comum surgirem pequenos problemas, como uma peça que se soltou ou uma lâmpada queimada. Essas questões podem ser solucionadas em casa com as ferramentas certas para cada tipo de tarefa.
Para ajudá-los a lidar com esses problemas de manutenção, consultamos Danilo Ribeiro, coordenador do Centro de Tecnologia, Treinamento e Inovação (CTTi) da rede DPaschoal. Ele elaborou uma lista básica de ferramentas que não só ajudam com os pequenos reparos no carro, como também auxiliam em consertos simples em casa.
“Um jogo de chaves de fenda e outro de chaves Philips, com peças pequenas e médias, são fundamentais para qualquer reparo”, afirma Ribeiro. “Recomendo ainda as chaves torx, com medidas de T7 a T40, encontradas em kits práticos no formato de canivete.”
As chaves torx, também conhecidas como chaves estrela de perfil oco, são ferramentas importantes para quem precisa realizar pequenos consertos no carro. É importante destacar que a pronúncia correta é “tórquis”.
“Chaves do tipo allen, com medidas de 2 mm a 8 mm, também são bastante úteis, assim como um jogo de chaves bielas – ou tipo L, como são popularmente conhecidas, de 10 mm a 13 mm, que auxiliam bastante”, explica Danilo Ribeiro.
Ele observa que as primeiras se destinam a parafusos específicos, enquanto as últimas ajudam a soltar parafusos em espaços mais apertados, devido ao seu formato: “Dois alicates, um do tipo universal e outro de bico, não podem faltar na caixa de ferramentas”.
Ribeiro recomenda também o auxiliar de partida “power bank” automotivo, dispositivo que funciona como uma bateria reserva e que substitui os antigos “cabos de chupeta”. Se o carro não der partida, basta conectar ao aparelho. “Ele também pode ser usado para carregar computadores, tablets e celulares.”
Outro produto bastante útil, nesse caso para levar no carro, é o selante de pneus, um tipo de spray que veda furos na borracha. “Ele também aplica uma pressão mínima ao pneu, suficiente para que você chegue ao borracheiro mais próximo e providencie o reparo adequado”, explica Danilo Ribeiro.
Por último, o coordenador da DPaschoal sugere uma chave de roda no formato de cruz (semelhante à utilizada por borracheiros), um macaco hidráulico no estilo “jacaré” e um compressor de ar portátil. Esses equipamentos são úteis para aqueles que possuem habilidades e conhecimentos para executar serviços mais complexos.