Patrocínio
Entender

O que devo saber antes de trocar o lubrificante do motor?

Produtos nem sempre são iguais, mesmo com especificações semelhantes

1 minuto, 40 segundos de leitura

11/01/2022

óleo do motor
Foto: Getty Images

Quem utiliza o carro com frequência costuma atingir a quilometragem indicada para a troca do lubrificante do motor antes do prazo da revisão programada. Assim, é natural que a substituição ocorra em uma oficina ou posto, em vez de uma concessionária da montadora. 

Nessa hora, pode surgir uma dúvida: qual óleo utilizar? É possível escolher um produto mais em conta, desde que seguindo a especificação indicada no manual do proprietário?

“Quando uma montadora recomenda o lubrificante de uma determinada marca, é porque ela realizou os testes com o produto daquela fabricante”, afirma Simone Hashizume, diretora de lubrificantes da AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva). 

“Por isso, sempre é melhor utilizar o óleo recomendado no manual do proprietário, já que, embora possam ter as mesmas especificações, lubrificantes de marcas diferentes não são necessariamente iguais.”

Simone explica que usar o óleo recomendado pela montadora ajuda a evitar qualquer problema com a garantia do veículo. 

“Pode haver, por exemplo, dois óleos lubrificantes de mesma viscosidade e índice de performance – 10W40 SN, por exemplo –, mas com o produto A atendendo também outras especificações, como a norma Acea europeia, por exemplo, ao contrário do produto B”, esclarece. 

Outra questão bastante comum diz respeito a um dos índices de aditivação dos lubrificantes, o API (sigla de American Petroleum Institute), que evolui constantemente: se o óleo recomendado para o meu carro tiver índice SL, é possível passar a usar um de índice SM ou SN (mais avançados)? 

Segundo a diretora da AEA, a mudança é possível e até recomendável, já que o nível de aditivação do novo lubrificante é melhor e deve trazer benefícios ao motor

“Quase sempre, quando um novo lubrificante é lançado com índice de aditivação superior (SM em relação ao SL, por exemplo), ele pode substituir o anterior, proporcionando mais benefícios”, diz Hashizume.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login

Espaço do patrocinador

Com Você. Sempre.

Conheça mais de nossos produtos.

VER AGORA