O mercado brasileiro de automóveis eletrificados deverá evoluir entre 20% e 30% em 2022, em comparação ao ano passado, e a tendência é que a curva continue subindo em 2023. Apesar dos preços altos e da infraestrutura de recarga ainda em implantação, o momento dos veículos híbridos e 100% elétricos é muito positivo.
As fabricantes apostam na consolidação da eletromobilidade e programam uma série de lançamentos no ano que vem para disputar espaço nesse segmento. Veja 10 automóveis que circularão nas ruas do País a partir de 2023.
A chinesa BYD seguirá sua forte ofensiva de lançar carros eletrificados no Brasil com o Dolphin. Com 4,13 metros de comprimento, 1,77 de largura, 1,57 de altura e 2,70 de distância entre-eixos, o modelo já é vendido na Colômbia e concorre com o Renault Zoe. A bateria de 45 kWh garante autonomia de 405 quilômetros.
A General Motors apresentou nos Estados Unidos o SUV Blazer EV, que começará a ser vendido no próximo ano como modelo 2024. Fabricado no México, ele também será importado para outros países, como o Brasil. Segundo a montadora, a tecnologia elétrica do Blazer vai gerar o equivalente a 560 cv de potência e a bateria terá alcance de 530 quilômetros.
Depois de lançar a nova geração do C3 no Brasil, em junho, a Citroën cogita trazer para o País a versão elétrica do hatch, alinhando-se no mercado à irmã Peugeot (que também pertence ao grupo Stellantis), que já oferece o e-208 e o e-2008. O modelo poderá vir equipado com bateria de 30 kWh, capaz de proporcionar autonomia entre 200 e 300 quilômetros. O concorrente direto é o Renault Kwid E-Tech.
A Ford Maverick Hybrid também está a caminho. A picape será o primeiro dos três modelos eletrificados que irão compor o portfólio da marca em 2023, ao lado de Mustang Mach-E e do veículo utilitário E-Transit.
A Ford não revelou especificações técnicas do carro. Adiantou apenas que ele terá freio regenerativo, ajudando na eficiência energética das baterias, especialmente na situação de anda e para das cidades.
A Honda deixou de vender o CR-V no Brasil, porque tinha outros planos para o SUV: importar a configuração híbrida CR-V e:HEV.
O modelo já circula em testes no País e tem motor a combustão 2.0 aliado ao sistema elétrico. Somados, eles entregam 204 cv. A marca japonesa também planeja comercializar o sedã Civic e SUV médio ZR-V, ambos com motorização híbrida no mercado nacional.
Caberá ao EV6 marcar a estreia da Kia no mercado de modelos 100% elétricos no País. Depois dele, a marca sul-coreana pretende lançar mais cinco modelos movidos a bateria até 2026.
Feito sobre a plataforma e-GMP, o EV6 funciona com sistema elétrico de 400 ou 800 volts e 80% de sua bateria é recarregada em apenas 18 minutos. Segundo a Kia, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e alcança 260 km/h.
A Mercedes-Benz tem agenda cheia em 2023, porque planeja trazer nove automóveis no segmento no mercado brasileiro, entre eles, o C63 S AMG E Performance.
Ele é equipado com conjunto híbrido – reunindo motor 2.0 turbo e propulsão elétrica -, que gera 680 cv. O C63 possui transmissão automática de nove marchas Speedshift MCT-9G e tração integral 4Matic. A velocidade máxima anunciada é de 280 km/h.
Programado para ser lançado no primeiro semestre de 2023, o Renault Kangoo E-Tech já entrou em período de pré-venda no Brasil.
A fabricante revela que a van comercial será equipada com motor elétrico de 90 kw de potência (correspondente a 120 cv) e bateria de 45 kWh, levando o carro a uma autonomia de 300 quilômetros.
A carga útil das versões é de 600 kg ou 800 kg. O modelo terá três modos de frenagem regenerativa, o que poderá aumentar ainda mais o alcance do veículo.
A Volkswagen vem ensaiando o lançamento do hatch elétrico ID.3 no Brasil desde o ano passado. O impasse é o preço. Em outros mercados, porém, o automóvel está fazendo sucesso.
Produzido em Zwickau (Alemanha), toda a produção de 2022 foi rapidamente vendida. Na Europa, ele passará por sua primeira atualização em 2023. O ID.3 tem motor de 204 cv de potência e roda 420 quilômetros com uma carga completa de bateria.
O Volvo EX90 é um SUV de grande porte, capaz de transportar sete pessoas. Repleto de dispositivos tecnológicos, o EX90 tem 16 sensores ultrassônicos, cinco radares e oito câmeras externas.
Tudo para dar proteção total aos ocupantes em caso de acidente. Segundo a marca sueca, o EX90 será o utilitário esportivo mais seguro do mundo.
Saiba mais sobre veículos eletrificados no Guia do Primeiro Carro Elétrico ou Híbrido