5 dicas e regras para ultrapassagem de ciclistas

Tanto carros quanto bikes devem seguir regras para criar um ambiente mais seguro. Foto: Getty Images

26/05/2022 - Tempo de leitura: 2 minutos, 58 segundos

As regras de trânsito para ciclistas e motoristas tornam a convivência mais segura entre os dois meios de transporte. Por isso, separamos para você cinco dicas e regras de ouro para evitar acidentes.

Mas antes, você deve saber que tanto carros quanto bikes devem seguir regras. Assim, todos criam um ambiente mais seguro. Contudo, a maioria das normas é para os carros, na hora de ultrapassar. Afinal, é neste momento que os riscos são maiores.

Confira 5 dicas e regras para ultrapassar com segurança:

1 – Reduza a velocidade

A principal regra de trânsito para ciclistas e motoristas é bem clara: quando houver uma ultrapassagem, reduza a velocidade. 

Ou seja, quando um carro for ultrapassar um ciclista, ele deve passar devagar sempre. Sem exceções. Se o motorista não tomar este cuidado, pode inclusive levar multa.

De acordo com o Código de Trânsito, a velocidade deve ser “compatível com a segurança do trânsito ao ultrapassar ciclista”.

Apesar de a lei não trazer uma velocidade específica, a norma conta com o bom senso do motorista. Caso contrário, a infração é gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47.

2 – Respeite a distância mínima

Além de passar devagar ao lado de uma bike, você deve passar longe com o carro. Segundo a norma de trânsito, a distância mínima é de 1,5 metro.

Caso não consiga se distanciar tanto, vá o mais longe possível. Se notar que não vai conseguir, aguarde ou mude de faixa.

3 – Dê a preferência

Outra regra de trânsito que visa o cuidado com os ciclistas é dar a preferência. Assim como os pedestres, quem está pedalando também deve passar primeiro.

Então, em um cruzamento ou conversão, a preferência é do ciclista. O mesmo ocorre quando o espaço é pequeno demais para os dois veículos.

4 – Respeite a ciclovia / ciclofaixa

Nunca passe com o carro nestas vias exclusivas. Afinal, a chance de ocorrer um acidente é enorme. 

Também é infração parar o carro em uma destas vias. Mesmo que seja para embarque ou desembarque, de forma rápida.

E a multa é salgada. Por ser infração grave, são cinco pontos na carteira e o infrator paga R$ 195,23.

5 – Mantenha a atenção no trânsito

Por fim, não é uma regra, mas outra dica: mantenha sempre a atenção no trânsito. Um segundo de distração pode ser fatal tanto para quem está no carro quanto para um ciclista.

Portanto, nunca desvie o olhar para mexer no celular ou mesmo no rádio enquanto dirige. Além de colocar a vida de um ciclista ou pedestre em risco, você pode arriscar a sua própria vida.

Regras de trânsito para ciclistas

As regras de trânsito são também para os ciclistas. Desta forma, não é apenas quem está no carro que precisa prestar atenção nas normas.

Por exemplo, os ciclistas devem conduzir de forma segura, sem manobras radicais. Isso significa manter as duas mãos no guidão sempre.

Além disso, quem pedala deve ser visto. Portanto, usar sinalização com luzes e refletores na parte dianteira, traseira e nas laterais da bike. O espelho retrovisor também é um item de segurança. Um estudo feito pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) mostra um aumento de 30% no número de acidentes com bikes. Contudo, se todos fizerem sua parte, o trânsito será muito mais seguro e será possível evitar estas ocorrências.