Voltar
Mobilidade para quê?

O que são ciclomotores e qual é a legislação para pilotá-los

Veja as diferenças entre uma motocicleta e um ciclomotor e o que é preciso fazer para rodar dentro da lei com a sua “cinquentinha”

06/10/2020 - 2 minutos, 27 segundos


homem-pilota-ciclomotor
Para pilotar um ciclomotor é preciso ser maior de 18 anos, ter a Autorização para Conduzir Ciclomotor ou CNH na categoria "A". Foto: Divulgação

Leia mais:
Ministro da Infraestrutura apresenta Programa EDUCA ao ministro da Educação
Multas pela falta do cinto de segurança durante a pandemia aumentam em Campinas/SP
Notícia no Seu Tempo Especial Mobilidade: Criança segura

Muita gente ainda tem dúvidas quando o assunto são ciclomotores. Populares em cidades do interior e na região Nordeste, são um tipo de moto barata e econômica para se locomover. Preparamos esse guia com tudo sobre os ciclomotores para quem pensa em ter um como meio de transporte; confira.

Mas, afinal, o que são os ciclomotores? Pela legislação brasileira um ciclomotor é um veículo de duas rodas que tem motor quatro tempos, de até 50 cm³. A velocidade máxima é limitada a 50 km/h. Em função da capacidade cúbica do motor, ,muitos chamam os ciclomotores de “cinquentinhas”.

E, desde 2016, os ciclomotores precisam ter o registro nacional de veículos automotores (Renavam), para que sejam emplacados. Ou seja, para rodar dentro da lei, os ciclomotores precisam da mesma documentação de uma moto de maior capacidade cúbica. Pagam IPVA, seguro obrigatório e licenciamento anual.

Quem pode pilotar um ciclomotor?

Outra exigência é que o condutor do ciclomotor tenha mais de 18 anos e possua Carteira Nacional de Habilitação (na categoria “A”, para motos) ou Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC).

Uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), publicada em julho deste ano, suspendia as aulas práticas até 15 de setembro e o condutor poderia fazer a prova prática, após passar nos outros exames exigidos em lei. Mas esse prazo já acabou.

A tal da ACC tem quase o mesmo custo e o piloto tem de fazer os mesmos cursos práticos e teóricos como se fosse tirar a CNH. Porém com menos horas aula e o exame final é com um ciclomotor. Ou seja, na prática, não faz muito sentido tirar a ACC.

OFERTAS 0KM

Para andar dentro da lei, é melhor tirar logo sua carteira de moto. Até para que, no futuro, se você decidir comprar uma moto maior e com melhor desempenho, já esteja habilitado para pilotá-la.

Equipamentos de segurança

Além da habilitação, para pilotar um ciclomotor você tem que usar os mesmos equipamentos de segurança que usaria em uma moto. As autoridades fiscalizam e exigem apenas o capacete, item mais que obrigatório.

Porém, o ideal é sempre pilotar um veículo de duas rodas com vestimenta apropriada. Isso quer dizer: jaqueta, calça, calçado fechado e luvas.

Onde é permitido rodar com os ciclomotores?

Os ciclomotores possuem motor de até 50 cm³ e velocidade máxima de 50 km/h. Por isso, a lei determina que devem ser conduzidos pela direita da pista de rolamento, preferencialmente no centro da faixa.

A circulação de ciclomotores é proibida em vias de trânsito rápido. Também não podem rodar em ciclovias ou em cima das calçadas. A lei não permite trafegar em velocidade inferior à metade da velocidade máxima da via, com isso, os ciclomotores não podem rodar em rodovias cujo limite seja de 100 ou 120 km/h.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login