5 dicas para economizar nas passagens de ônibus para viajar

Caso você viaje com frequência, também pode procurar programas de fidelidade. Foto: Getty Images

14/09/2023 - Tempo de leitura: 2 minutos, 53 segundos

Quem está pensando em viajar de ônibus pode seguir algumas dicas para economizar na compra da passagem. Embora o meio de transporte esteja entre os mais econômicos, é possível deixar a viagem ainda mais leve para o bolso.

Confira 5 dicas para economizar na hora de comprar passagens de ônibus:

1 – Planeje a viagem com antecedência

Se você deixar para comprar a passagem de ônibus em cima da hora, pode encontrar valores mais altos. Embora a diferença possa ser pequena para alguns destinos, a economia pode ser significativa se o local desejado é mais popular.

Ao planejar a compra antecipadamente, você também pode pesquisar datas de menor procura. Assim, consegue adquirir passagens mais baratas fazendo uma pequena alteração na data do embarque.

De acordo com informações da empresa Embarca, de venda online de passagens rodoviárias, a compra antecipada de pelo menos 15 dias pode gerar até 50% de economia. Em épocas festivas, a recomendação é de se antecipar em cerca de um mês.

2 – Prefira a baixa temporada

Esta dica vai além da economia na compra das passagens. Afinal, se você fizer uma viagem na baixa temporada, vai conseguir melhores condições também para hospedagem, passeios e alimentação.

Além disso, você encontrará mais assentos livres e mais opções de horários. Contudo, se você precisar viajar em alta temporada, a antecedência é essencial para evitar problemas e garantir os melhores preços para a época.

3 – Compare preços

Antes de comprar a passagem, compare os preços e sempre veja as opções de empresas que vão da sua origem ao seu destino. Quando há concorrência, é comum que o passageiro conte com promoções ou condições especiais.

Assim, faça uma busca em plataformas online de compra de passagens, como Quero Passagem, ClickBus, BusOn, entre outras. Não se esqueça de pesquisar também no site da própria companhia que oferece as viagens.

4 – Busque promoções

Se você já sabe que vai viajar de ônibus ou tem esse hábito, fique de olho nas promoções. Muitas vezes, se cadastrar para receber informes das empresas de transporte rodoviário pode ser a saída para conseguir as melhores condições.

Além de receber promoções por e-mail, você pode seguir as principais empresas nas redes sociais ou conferir os principais sites. Assim, conseguirá saber se as campanhas em andamento podem te ajudar a conseguir melhores preços para o seu destino.

Caso você viaje com bastante frequência, também pode procurar programas de fidelidade. Em alguns casos, as empresas de ônibus oferecem descontos ou até mesmo uma passagem gratuita ao atingir um número específico de compras.

5 – Direito à gratuidade

Em alguns casos, é possível inclusive viajar de ônibus de graça. As gratuidades são concedidas a idosos a partir de 60 anos, pessoas com deficiência, jovens de baixa renda de 15 a 29 anos e crianças de até seis anos incompletos.

O idoso, por exemplo, deve possuir renda mensal igual ou inferior a dois salários mínimos. Desta forma, as empresas prestadoras do serviço deverão reservar duas vagas gratuitas em cada veículo do serviço convencional para estes passageiros.

Já pessoas de baixa renda, na faixa etária de 15 a 29 anos, devem ter a Identidade Jovem, documento necessário para garantir o benefício. Para crianças, basta ter até seis anos incompletos e estar junto a um responsável.