Mobilidade para quê?

8 dicas para viajar de ônibus com tranquilidade

É o meio de transporte mais acessível para viagens nacionais e hoje já conta com frotas que oferecem conforto e comodidade aos passageiros

4 minutos, 6 segundos de leitura

09/04/2022

Por: Marina Oliveira

viajar de ônibus
Se você gosta de levantar várias vezes durante a viagem, os assentos do corredor são os mais indicados. Foto: Getty Images

Viajar de ônibus é ideal para conhecer destinos nacionais gastando pouco. E com as dicas abaixo, você transforma um trajeto que poderia ser cansativo em um momento de relaxamento e descontração.

Prefira viagens noturnas 

Ao escolher fazer o trajeto durante a noite, tem mais chances de você conseguir dormir e a viagem passar mais rápido – esse horário também é ideal para pegar a estrada com criança. Além disso, no período noturno há um fluxo menor de veículos nas rodovias, e você pode fazer um trajeto mais rápido do que faria nos períodos da manhã e da tarde.

Se achar que tem dificuldade para dormir no ônibus, tente a estratégia de reduzir as horas de sono na noite anterior. Assim, no dia da viagem, o cansaço será muito maior do que os possíveis incômodos que possam surgir. 

Escolha o tipo de ônibus ideal para sua viagem 

Eles não são todos iguais. E os detalhes de cada tipo de veículo fazem diferença na hora de pegar a estrada e ter uma boa experiência. Por exemplo, o ônibus convencional é o mais econômico, mas também menos confortável, por isso é recomendado para viagens de curta distância.

Já viajar de ônibus leito-cama é o mais próximo possível de estar no próprio quarto enquanto pega a estrada – as camas são individuais e o passageiro ainda pode fechar uma cortina para ficar mais à vontade. Então, vale pesquisar cada categoria antes de comprar a passagem. 

Vista roupas confortáveis

Evite roupas muito justas ou tecidos que incomodam. Salto alto ou calçados apertados também não têm nada a ver com viajar de ônibus. Lembre-se: quanto mais confortável você estiver, mais relaxante será a sua viagem.

Calça de moletom, de agasalho, legging, camiseta de algodão e tênis são boas pedidas. E, claro, vista-se de acordo com a estação do ano, roupas leves no verão e as mais quentes no inverno. Mas ainda que você vá viajar de ônibus no calor, carregue uma blusa na mão, já que o ar condicionado da cabine pode estar em uma temperatura baixa.

Carregue snacks na bolsa

É bom não contar com as paradas de ônibus para se alimentar, porque nunca se sabe se sua fome chegará antes. Leve com você biscoitinhos, frutas, barras de cereal e até sanduíches leves. Uma garrafinha de água também é uma boa pedida para manter a hidratação durante a viagem. 

Faça uma mala de mão 

Nela coloque um kit de higiene e também de emergência, com papel higiênico, lenços, analgésicos e remédio para enjoo. Carregue também um travesseiro de viagem, para conseguir dormir melhor e não acordar com dor de cabeça ou de pescoço. O ideal é que seja uma mala fácil de abrir, porque você pode querer acessar várias vezes durante o trajeto. Quer mais uma dica? Mochilas são fáceis de carregar e encaixam embaixo do assento. 

Aproveite as paradas para esticar as pernas

Ficar sentado em uma mesma posição por muito tempo pode causar dores nas costas, nas pernas e até problemas de circulação. Por isso, aproveite as paradas do ônibus para levantar, andar e se alongar. 

Leve seu próprio entretenimento

Garanta que você tenha o que fazer durante a viagem, quando não estiver dormindo. Quer alguns exemplos? Monte uma playlist de músicas variadas, selecione uma série de podcasts para acompanhar, baixe filmes e séries para serem vistos offline do seu dispositivo, leia aquele livro que você vem adiando há tempos. 

E atenção: carregue todos os seus eletrônicos com antecedência. É verdade que os ônibus mais modernos são equipados com tomadas para os passageiros, contudo, é comum que as pessoas utilizem mais de um gadget ao mesmo tempo. Por isso, pra não ficar sem entretenimento, leve todos os eletrônicos com carga cheia para a viagem. E deixe os carregadores na mala de mão, para garantir. 

Escolha o melhor assento para viajar de ônibus

Gosta de olhar a vista da janela e não costuma levantar muitas vezes ao viajar? Escolha a fileira da janela. Já se você faz questão de mobilidade, os assentos do corredor são os mais indicados, porque permitem se movimentar sem incomodar quem está ao lado. 

Os assentos do meio para a frente do veículo têm menor circulação de pessoas, especialmente os próximos ao motorista do ônibus, por isso, são mais tranquilos. Já os próximos ao banheiro são mais agitados. Quem tem pressa para sair quando o ônibus para deve optar sempre pelas poltronas mais à frente. E de preferência, no corredor.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login