Só em 2021 o preço do combustível acumulou mais de 50% de alta. De acordo com a Agência Nacional do Petróleo (ANP), a gasolina no Brasil está custando em torno de R$ 6. Em São Paulo, o preço médio é de R$ 5,72 por litro. Pensando em ajudar você a gastar menos, o Mobilidade Estadão, em colaboração com o Jornal do Carro, preparou algumas dicas para economizar combustível ao dirigir.
Se estão murchos, há mais atrito com o piso, e, assim, maior o esforço do motor. Por isso, mantenha a calibragem dos pneus em dia. De preferência, verifique semanalmente. Para ser precisa, a checagem deve ser feita com os pneus frios.
Filtro de ar sujo reduz a admissão de ar no motor e o faz gastar mais. Por isso, respeite o prazo de troca indicado no manual do fabricante. Da mesma maneira, o alinhamento da direção deve ser feito a cada 10 mil km. Rodas desalinhadas elevam o atrito do carro e, claro, o consumo.
Sabe aquela história de manter o carro como um compartimento extra da casa? Pois ela colabora para mais idas ao posto de abastecimento. Afinal, quanto mais pesado o carro, mais esforço o motor precisa fazer. Por isso, faça uma limpeza no veículo e retire qualquer quilinho extra que encontrar, para economizar combustível ao dirigir.
Sair por aí fritando pneus, fazendo manobras bruscas e freando a todo momento gasta mais combustível. A recomendação é manter acelerações graduais. Em vez de frear do nada, retire o pé do acelerador com antecedência. E também não estique as marchas, já que quanto maior o giro do motor, mais combustível a injeção pede.
Mesmo em dias de calor. É porque a corrente de ar que entra no carro aumenta a resistência aerodinâmica e eleva o consumo de combustível. Por outro lado, não abuse do ar-condicionado, que também aumenta o consumo de combustível do seu carro.
Em tempos de preços tão altos, a tentação é grande de encher o tanque no posto mais barato que encontrar. Claro, é preciso pesquisar os valores, mas sem deixar de atentar para a qualidade do combustível. Ele não precisa ser aditivado, se de boa qualidade, o rendimento do motor é alto. O combustível “batizado”, por sua vez, queima muito mais rápido.
Para saber qual combustível está mais vantajoso, divida o valor do litro de etanol pelo valor do litro da gasolina. Se o resultado for igual ou inferior a 0,7, a vantagem é do etanol. Resultados acima de 0,7 indicam que vale mais a pena abastecer com gasolina. A explicação: com o derivado de petróleo, o motorista tem mais autonomia com a mesma quantidade de combustível.
Fonte: Jornal do Carro