A Bajaj mostrou sua primeira moto flex durante a Bharat Mobility Global Expo 2024, evento realizado no início de fevereiro, em Nova Délhi, capital indiana. A Pulsar NS 160 flex pode rodar com gasolina ou etanol, de acordo com informações da fabricante indiana. O modelo, vendido no Brasil com o nome de Dominar 160, pode usar qualquer proporção dos combustíveis ao gosto do motociclista.
A Bajaj, contudo, não revelou informações sobre o lançamento da sua moto flex de 160cc. Entretanto, o governo indiano tem estimulado o uso do etanol, um combustível “mais limpo” do que os derivados do petróleo. Atualmente, o combustível indiano já conta com 20% de etanol misturado a gasolina.
A Bajaj Pulsar NS160 já sai de fábrica compatível com E20. A versão flex, porém, apresenta grafismos e decalques que a diferenciam da variante padrão.
Exceto pelo motor atualizado e pelos novos grafismos, a Pulsar NS160 Flex não traz mudanças em termos de estilo e mecânica. Continua equipada com um motor de 160,3 cc refrigerado a ar/óleo que produz 17,03 cv a 9.000 rpm e um torque máximo de 14,6 Nm a 7.250 rpm. Seu câmbio tem cinco marchas.
A Bajaj também mostrou uma versão da Dominar 400, modelo mais vendido da marca no Brasil, que pode rodar com combustível E27.5, ou seja, com 27,5% de etanol. Em teoria, trata-se da mesma versão comercializada por aqui, onde a gasolina traz essa concentração de etanol desde 2015.
O governo da Índia pretende adotar veículos compatíveis com E27.5 no país até 2025. Portanto, a Bajaj poderá ter motocicletas que rodam com E27.5 a partir do próximo ano. Também poderemos ter versões bicombustíveis, ou seja, flex, das motos de menor cilindrada da Bajaj.
Além da Bajaj, outras fabricantes já mostraram motos flex na Auto Expo New Delhi, no início do ano passado. A indiana TVS, parceira da brasileira Dafra, já tem uma versão flex da Apache RTR 160 4V. A moto poderia rodar com até 85% de etanol. A expectativa é que a Apache flex entre em produção em breve – também se espera que o modelo possa vir ao Brasil.
A Honda também apresentou uma versão flex da trail XRE 300. Trata-se do mesmo modelo que deu lugar a nova Sahara 300. O modelo, contudo, ainda usava o antigo motor com duplo comando no cabeçote. A imprensa indiana especulou, porém, que a CB 300R, também vendida na Índia, poderia receber a atualização flex, a exemplo da versão que é vendida no Brasil.