Bajaj Dominar NS400Z chega ao Brasil por R$ 26.900 com motor de 40 cv e modos de pilotagem

Modelo chega para acirrar a disputa no segmento de 400cc no Brasil. Fotos: Bajaj

Há 3h - Tempo de leitura: 4 minutos, 36 segundos

A Bajaj lançou oficialmente no Brasil a nova Dominar NS 400Z, sua naked esportiva de 400 cilindradas. Produzida na fábrica da marca em Manaus (AM), a moto chega às concessionárias ainda em outubro com visual agressivo e bom pacote eletrônico para disputar o segmento de média cilindrada. Sexto modelo da Bajaj montado no País, a Dominar NS400Z tem preço sugerido de R$ 26.900, já com frete incluso.

Aliás, a moto mais vendida da Bajaj no Brasil é justamente a Dominar 400, que responde por praticamente 50% das vendas com mais de 18 mil unidades emplacadas desde sua estreia.

Preço da Dominar NS400Z é de R$ 26.900, já com o frete incluso

Como havíamos revelado, a nova Dominar NS400Z, na verdade, é chamada de Pulsar NS400Z, na Índia. Questionado o porquê de trocar seu nome no Brasil, o diretor geral da Bajaj, Waldyr Ferreira afirmou que a ideia foi seguir a linha dos modelos NS, como a Dominar NS 160 e a Dominar NS 200. Sigla para “naked sport”, ou seja, uma naked esportiva.

Como é a nova Dominar NS400Z

A Dominar NS400Z compartilha o mesmo motor monocilíndrico de 373,27 cm³, DOHC, refrigerado a líquido da Dominar 400, já vendida no Brasil. Produz os mesmos 40 cv de potência máxima a 8.500 rpm e 3,57 kgf.m de torque a 7.000 rpm. Assim como sua irmã, traz câmbio de seis marchas com embreagem assistida e deslizante.

Diferentemente do que era esperado, a NS 400Z não trouxe o motor mais potente. Na versão indiana, a naked já produz 43 cv de potência. Segundo o diretor da Bajaj, a atualização é recente na Índia, porém a homologação no Brasil foi feita no modelo anterior.

A grande diferença, contudo, é a adoção de acelerador eletrônico, o que permitiu à Bajaj adotar modos de pilotagem. A Dominar NS 400Z traz quatro modos – road, sport, rain e off-road – que alteram a resposta do acelerador e o comportamento da moto. O controle de tração é outra novidade da naked.

Destaque também para o novo painel digital, com uma tela de LCD com mais informações, e conectividade para smartphones.

Embora use o mesmo motor, a nova Dominar NS400Z tem proposta distinta da sua irmã. De acordo com Ferreira, a nova moto tem proposta mais urbana e esportiva, enquanto a Dominar D400 foi projetada para oferecer mais conforto na estrada

Mais leve e ágil

Com chassi perimetral, a NS400Z usa suspensão dianteira invertida com tubos de 43 mm de diâmetro, mas sem regulagens. Já na traseira, monoamortecedor com Nitrox tem regulagem na pré-carga da mola.

O sistema de freios tem disco de 320 mm, na dianteira, e 230 mm na traseira, ambos com ABS de dois canais. As rodas de liga leve calçam pneus sem câmara (110/70 na frente e 140/70 atrás).

A nova naked NS400Z pesa 174 kg em ordem de marcha. são 18 kg a menos em relação à Dominar D400. O que garante uma melhor relação “peso potência” e, consequentemente, acelerações mais rápidas e comportamento mais ágil. O tanque comporta 12 litros, um a menos do que a D400.

Cores e disponibilidade

A NS400Z terá quatro opções de cores: Glossy Racing Red, Brooklyn Black, Pewter Grey e Pearl Metallic White. O preço da Dominar NS400Z é de R$ 26.900, R$ 500 a mais do que a Dominar 400.

De acordo com a Bajaj, a distribuição do novo modelo já começou para a rede de 54 concessionárias da Bajaj no país. Assim como outros modelos da marca indiana, a Dominar NS400Z tem três anos de garantia e revisões a preço fixo.

Concorrentes

A chegada da Dominar NS400Z acirra a disputa no segmento das médias de entrada, onde o preço e o pacote de equipamentos pesam tanto quanto o desempenho. Frente à SBM 400s, que inaugurou a marca premium da Shineray, a naked indiana aposta em custo-benefício. Enquanto a rival traz motor bicilíndrico de 41 cv, painel TFT e preço na casa dos R$ 33,5 mil, a Bajaj entrega potência semelhante (40 cv), modos de pilotagem, controle de tração e preço bem mais em conta.

Já em relação à Royal Enfield Guerrilla 450, a comparação é de proposta. A inglesa aposta em um monocilíndrico maior, de 452 cm³ e cerca de 40 cv, mas com foco em robustez e estilo clássico, enquanto a NS400Z mira no público jovem urbano, com visual streetfighter e eletrônica embarcada.

Nesse cenário, a Bajaj se posiciona como a opção mais acessível entre as 400 cc, oferecendo tecnologia inédita na faixa de preço. De olho em quem busca esportividade e conectividade sem comprometer o orçamento.

Ficha técnica – Bajaj Dominar NS400Z

ItemEspecificação
MotorMonocilíndrico, 4 tempos, DOHC, 4 válvulas, refrigerado a líquido, injeção eletrônica
Cilindrada373,27 cm³
Potência máxima40 cv a 8.500 rpm
Torque máximo3,57 kgf.m a 7.000 rpm
Transmissão6 marchas, embreagem assistida e deslizante
ChassiPerimetral
Suspensão dianteiraGarfo invertido (USD) 43 mm
Suspensão traseiraMonochoque com Nitrox
FreiosDisco dianteiro 320 mm e traseiro 230 mm, ambos com ABS de dois canais
PneusDianteiro 110/70 17; Traseiro 140/70 R17 (sem câmara)
Peso174 kg (em ordem de marcha)
Altura do assento807 mm
Tanque12 litros
TecnologiaControle de tração, 4 modos de pilotagem (Sport, Road, Rain, Off-Road), painel digital com Bluetooth, iluminação full LED, entrada USB
CoresGlossy Racing Red, Brooklyn Black, Pewter Grey, Pearl Metallic White
Preço sugeridoR$ 26.900 (frete incluso)
*Fonte: Bajaj do Brasil