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São Paulo terá Faixa Azul para motos em mais 11 avenidas; veja onde

Por: Arthur Caldeira . 29/09/2023
Mobilidade para quê?

São Paulo terá Faixa Azul para motos em mais 11 avenidas; veja onde

Ampliação do projeto experimental foi autorizada pelo Ministério dos Transportes; atualmente, faixa existe apenas nas Avenidas 23 de Maio e Bandeirantes na capital paulista

3 minutos, 41 segundos de leitura

29/09/2023

Por: Arthur Caldeira

Faixa Azul para motos na Avenida 23 de Maio em São Paulo
Faixa Azul na Avenida 23 de Maio, implantada no início de 2022, também deverá ser expandida. Foto: Marcelo Pereira / SECOM-SP

A Faixa Azul, sinalização experimental para que motos circulem com mais segurança entre os carros, chegará a mais 11 avenidas da cidade de São Paulo. A ampliação do projeto foi autorizada, ontem (28/9), pelo Ministério dos Transportes e será implantada pela Companhia de Engenharia de Tráfego da prefeitura paulista (CET-SP).

“Achamos fundamental estimular os municípios a tomarem iniciativas para aumentar a segurança no trânsito. Junto com a prefeitura de São Paulo, que solicitou o uso da sinalização experimental, queremos avançar na redução de sinistros e evitar mortes no trânsito”, disse o ministro dos Transportes, Renan Filho.

Além de autorizar a ampliação da Faixa Azul, o Ministério dos Transportes renovou as autorizações para o uso da sinalização em outras seis avenidas. Embora, atualmente, a Faixa Azul funcione apenas nas Avenidas 23 de Maio e Bandeirantes desde 2022, a prefeitura de São Paulo já havia sido autorizada a ampliar o projeto, mas perdeu o prazo.

Agora, com a renovação, a Faixa Azul para motos deverá se estender no Corredor Norte-Sul. Passará a englobar também as Avenidas Santos Dumont, Tiradentes e Prestes Maia, entre a ponte das Bandeiras e a praça da Bandeira, com extensão aproximada de quatro quilômetros. Também chegará à Avenida Rubem Berta, entre o complexo viário João Jorge Saad e a Avenida dos Bandeirantes.

“Essa é uma experiência que São Paulo trouxe e que deu muito certo, sem registro de nenhum óbito em um ano, que demonstra a importância do projeto para a preservação da vida dos motociclistas”, afirmou o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB).

Quer saber como funciona a Faixa Azul? Leia aqui.

Quais são as novas avenidas?

Com a autorização do Ministério dos Transportes, a Faixa Azul para motos deverá chegar a outras regiões da capital paulista. Embora o plano preveja quatro novos trechos, eles somaram 11 novas avenidas nas Zonas Oeste, Norte e Leste.

Veja as avenidas que receberam autorização para a implantação da Faixa Azul:

  • Trecho 1: Avenidas Sumaré/Avenida Paulo VI e Avenida das Nações Unidas sentido Castelo Branco, entre Rua Prof. Campos de Oliveira e a Avenida Pe. José Maria e sentido Interlagos entre a Avenida Mario Lopes Leão e rua Prof. Campos de Oliveira;
  • Trecho 2: Avenida Brigadeiro Faria Lima, Avenida Zaki Narchi e Avenida Luiz Dumont Villares;
  • Trecho 3: Avenida Miguel Yunes;
  • Trecho 4: Avenida Jacu Pêssego, Avenida Nova Trabalhadores, Avenida Vice-presidente José de Alencar Gomes da Silva e Avenida do Estado.

“É um sonho realizado, que é ter uma sinalização, um lugar digno para as motos andarem. Esperamos que, através dessa sinalização, a gente possa reduzir o número de acidentes e salvar vidas, que é o que a gente mais busca”, disse o presidente do Sindicato dos Mensageiros, Motociclistas, Ciclistas e Mototaxistas Intermunicipal do Estado de São Paulo (SindimotoSP), Gilberto Almeida dos Santos.

Leia também: Faria Lima, Sumaré e Avenida do Estado terão corredor para motos

Faixa Azul deverá ter entre 1,1 e 1,2 metro

No entanto, a implantação das novas faixas exige o atendimento de uma série de condições pré-estabelecidas pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). De acordo com a Secretaria, as larguras das faixas devem ser de, no mínimo, 1,10 metro entre eixos da sinalização horizontal para limite de velocidade de 50 km/h. Já nas avenidas com limite de 60 km/h a faixa deve ter 1,20 metro.

Além disso, a CET-SP deverá enviar trimestralmente à Senatran um relatório com as análises e conclusões do projeto ao final do período experimental de um ano. O relatório deverá conter os seguintes dados:

  • Quantidade de sinistros, feridos e mortes envolvendo motocicletas, motonetas e ciclomotores a cada mês, por sentido de tráfego nos trechos relacionados, nos últimos cinco anos, incluindo o período experimental, englobando toda a via, suas faixas de rolamento, vias expressas e marginais e áreas de entrelaçamento;
  • Informação do volume diário médio classificado por categoria de veículo, por sentido de tráfego nos trechos relacionados, nos últimos cinco anos, incluindo o período experimental;
  • Levantamento da velocidade operacional de cada faixa dos trechos relacionados, antes e após a intervenção;
  • Apresentar relatório detalhando o comportamento do tráfego em faixas com diferentes larguras.

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