Bajaj expande fábrica em Manaus e dobra produção de motos no Brasil


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A Bajaj do Brasil anunciou a ampliação da capacidade produtiva de sua fábrica localizada no Polo Industrial de Manaus (AM). A medida faz parte da estratégia global da companhia para atender ao crescimento acelerado da demanda por seus modelos no país. Com novos investimentos e parcerias locais, a Bajaj passa a produzir até 48 mil motos por ano no Brasil — mais que o dobro da capacidade inicial.

Para viabilizar a expansão, a Bajaj firmou acordos com duas empresas especializadas em soldagem e pintura de chassis, atendendo assim as exigências da Zona Franca de Manaus. A soldagem dos chassis será realizada pela Bendsteel, empresa que já presta serviço para grandes fabricantes do setor, como a Yamaha. A operação contará com tecnologia robótica de última geração importada da Índia, instalada em um espaço dedicado exclusivamente à produção dos modelos Bajaj.

Bajaj passa a soldar e pintar o chassi de suas motos no Brasil

Já a pintura dos chassis ficará sob responsabilidade da Galvasistem, única empresa do segmento em Manaus com tecnologia KTL — método de pintura por deposição eletrolítica que oferece alta proteção anticorrosiva e menor impacto ambiental. A empresa mantém processos exclusivos para a Bajaj, com laboratório próprio para análises químicas e testes de qualidade.

“A expansão da capacidade produtiva reforça nosso compromisso de longo prazo com o mercado e com o desenvolvimento do setor no País”, afirma Waldyr Ferreira, Diretor geral da Bajaj do Brasil.

Produção cresce em ritmo acelerado

Desde a inauguração da fábrica em junho de 2024, a Bajaj já produziu mais de 28 mil motocicletas no Brasil. Entre janeiro e agosto de 2025, foram 19.545 unidades, quase atingindo a capacidade inicial de 20 mil motos por ano.

Com o novo investimento de US$ 10 milhões aprovado pela matriz indiana — somando US$ 22 milhões desde a chegada ao país — a planta passa a ter capacidade para produzir até 48 mil motocicletas por ano, o equivalente a 200 unidades por dia.

Operação nacional e rede em expansão

A unidade brasileira é a primeira fábrica da Bajaj fora da Índia e opera em regime CKD (Completely Knock Down). Realiza processos como montagem de motores e motocicletas, controle de qualidade, embalagem e expedição e agora também soldagem e pintura de chassis. Atualmente, cerca de 200 colaboradores atuam na operação.

Única planta da Bajaj fora da Índia, unidade fabril em Manaus (AM) emprega cerca de 200 colaboradores

Desde o início das vendas em dezembro de 2022, a Bajaj já emplacou 32.718 motos no Brasil. Em 2024, a marca triplicou sua rede de concessionárias e hoje conta com 50 lojas em todas as regiões do país.

A expansão da capacidade produtiva reforça o compromisso da Bajaj com o mercado brasileiro. Também sinaliza uma ambição clara: disputar espaço entre os principais fabricantes de motocicletas do país.

Com uma rede presente em todas as regiões do Brasil e cinco modelos disponíveis — Pulsar N150, Dominar NS160, NS200, 250 e 400 — a marca aposta em tecnologia, design e custo-benefício para conquistar o consumidor brasileiro.

Como afirma o diretor-geral da Bajaj do Brasil, “o crescimento da Bajaj tem superado todas as expectativas”. E os números confirmam: a Bajaj está acelerando — e não parece disposta a frear tão cedo.