Bajaj expõe scooter elétrica no Festival Interlagos para testar reação do público

Chetak tem proposta urbana: pode chegar a 60 km/h e tem autonomia para 90 quilômetros. Fotos: Divulgação/Bajaj
Arthur Caldeira
22/06/2023 - Tempo de leitura: 1 minuto, 49 segundos

A Bajaj vai expor sua scooter elétrica no Festival Interlagos 2023, que acontece entre 22 e 25 de junho no famoso autódromo paulistano. Além de expor e disponibilizar para teste os modelos já comercializados no País, a fabricante indiana terá a scooter elétrica Chetak em seu estande.

Lançada em 2020 e renovada recentemente, a Chetak é sucesso no mercado indiano e pode vir ao Brasil. Contudo, a fabricante indiana afirma que a apresentação da Chetak visa testar a aceitação do público brasileiro ao modelo. A Bajaj do Brasil diz acredita no potencial do segmento de scooters elétricos no mercado nacional. Inclusive, o diretor geral da Bajaj no País, Waldyr Ferreira, havia adiantado essa informação ao MotoMotor.

Como é a scooter elétrica da Bajaj

A scooter elétrica Chetak passou por uma renovação em março passado, quando ganhou novas opções de cores. O modelo ainda ganhou painel digital com tela colorida, além de um acabamento mais refinado.

Entretanto, a scooter elétrica da Bajaj não sofreu mudanças no seu “trem de força”. Movida por um motor elétrico de 4.200 W, alimentado por uma bateria de 60,4 V, a Chetak pode chegar apenas a 60 km/h. Apesar da baixa velocidade, sua bateria tem boa autonomia: 90 quilômetros, ou seja, trata-se de uma scooter elétrica essencialmente urbana. O tempo de recarga em uma tomada comum é de 4 horas.

Painel colorido oferece conectividade para smartphones

A Chetak utiliza rodas de liga leve de 12 polegadas. A scooter possui freio a disco na frente e freio a tambor na traseira, com sistema combinado (CBS).

Destaque para o acabamento refinado do modelo, que conta com faróis e indicadores em LED. Além disso, tem dois modos de pilotagem (Eco e Sport); entrada USB e assistente de partida em rampas.

Lançada em 2020, a Chetak se tornou, em pouco tempo, sucesso de vendas na Índia. Entretanto, a Bajaj teve dificuldades para atender à demanda. Isso levou a empresa a inaugurar, no ano passado, uma unidade fabril focada em motocicletas eletrificadas. Com capacidade para produzir até 10 mil unidades por mês a fim de conseguir entregar as unidades já vendidas.