Você já se perguntou se andar de bicicleta elétrica tem o mesmo efeito que utilizar uma bicicleta tradicional, em termos de benefícios para a saúde? Pois saiba que de acordo com uma pesquisa recente da Hannover Medical School, escola de Medicina alemã, a resposta é sim.
Segundo o estudo, se locomover de bike elétrica pode diminuir em até 40% o risco de sofrer uma parada cardíaca, e reduzir pela metade o risco de obesidade e outras síndromes metabólicas.
Outro levantamento aponta benefícios para a saúde mental. Pesquisadores da Universidade de Yale (EUA) acompanharam 1,2 milhão de pessoas com mais de 18 anos, entre 2011 e 2015, que utilizavam e-bikes. Um mês depois do início da pesquisa, os participantes que andaram de bicicleta elétrica passaram 43,2% dos dias com a saúde mental mais estável do que os que não praticaram nenhuma atividade física associada.
Além das melhorias na saúde mental, física e na qualidade de vida, o que já é comprovado por pesquisas, utilizar uma e-bike tem diversas outras vantagens, entre elas, otimizar o tempo gasto entre um deslocamento e outro e a redução de estresse no trânsito.
A pesquisa da Hannover Medical School lista como principais benefícios da e-bike para a saúde:
O uso da bike elétrica é indicado em especial para pessoas que fazem diariamente trajetos de até 5 km. Nesse caso, optar pela e-bike envolve menos custos do que utilizar carro ou moto, já que esses modais exigem gastos com estacionamento, combustível, além do próprio desgaste do veículo.