Correios adotam bicicletas elétricas para carga no litoral de SP
Ao todo, são 33 bikes em Praia Grande, com intenção de ampliar o projeto
2 minutos, 8 segundos de leitura
01/08/2022
Por: Redação Mobilidade
Os correios estão usando bicicletas elétricas para carga no litoral de São Paulo. Ao todo, são 33 bikes em Praia Grande. As bikes elétricas long-tail estão no serviço de entregas na cidade. A intenção é ampliar o projeto para 5 mil bicicletas para carga em todo o país.
De acordo com os Correios, as bicicletas elétricas para carga já estão em operação. A ação surgiu de um projeto-piloto da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike). Na época, em 2019, a Aliança Bike se uniu com o Labmob/UFRJ para fazer o projeto inicial. Agora, três anos depois, o trabalho começou a dar frutos de forma mais efetiva.
Para os testes, três carteiros testaram as bicicletas para carga, sendo um homem e uma mulher. As bikes elétricas cargueiras foram usadas no dia a dia. Assim, os trabalhadores avaliaram a performance da bike.
O estudo também levou em consideração ergonomia, desempenho, eficiência, autonomia da bateria e mobilidade. Da mesma forma foi avaliado o quão viável seria fazer entregas com uma bicicleta elétrica para carga.
Então, o resultado foi uma long-tail para substituir veículos com motor. Após o fim dos testes, o projeto já entrou em vigor. Não só as bikes vão fazer as entregas finais, mas farão o transporte entre os centros de distribuição. A nova forma de se locomover vai abranger toda a cadeia logística na cidade.
Bicicletas elétricas para carga são sustentáveis e econômicas
De acordo com os Correios, o uso das bikes elétricas para carga tem diversas vantagens. Entre elas, a economia e o fato de ser um veículo sustentável. Afinal, um carro ou moto consome combustível para fazer as entregas.
A energia utilizada para a bike tem um custo muito menor. Além disso, o nível de emissões é muito menor ao comparar uma bike e um carro. Portanto, a iniciativa contribui para o meio ambiente.
Projeto se tornou referência
Ainda segundo os Correios, quase 90% das rotas hoje feitas por motos já poderiam ser substituídas por bikes elétricas. Com isso, teriam mais eficiência e menos emissões de poluentes.
Embora não haja um prazo para que o projeto chegue em outras cidades, os Correios estudam ampliar esta ação. De acordo com a empresa, trocar frota à combustão por energia limpa será cada vez mais uma realidade.
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