Conheça a iniciativa que ensina crianças de 5 anos a irem para a escola de bicicleta

Projeto foi criado em 2019 e contou, nos dois últimos anos, com 226 crianças participantes. Foto: Reprodução página oficial do programa

Há 1 dia atras - Tempo de leitura: 1 minuto, 43 segundos

Lisboa, capital de Portugal, tem um projeto de mobilidade urbana que incentiva crianças a partir dos 5 anos de idade a pedalarem pela cidade. Trata-se do Comboio de Bicicletas, programa em que alunos da região vão pedalando para suas escolas acompanhados por monitores da iniciativa.

Leia também: Volta às aulas: ONG ensina como ir para a escola de bike em segurança

Fernando Rosa, diretor de Informação e Promoção da Mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa, explica que o programa existe desde 2019. “O objetivo é acompanhar as crianças até a escola em comboios, com horários pré-estabelecidos e combinados com os pais, dando acesso a esse modo sustentável de deslocamento”, diz.

Dessa forma, como acontece em um “comboio” normal, o programa tem linhas e percursos com horários definidos. A participação é gratuita, mediante inscrição obrigatória e os monitores são treinados para conduzir as crianças em segurança. Veja no vídeo abaixo como é o deslocamento dos estudantes.

Reprodução da página do Comboio de Bicicletas da Câmara Municipal de Lisboa (https://www.lisboa.pt/temas/mobilidade/escolar/comboio-de-bicicletas)

De acordo com a Câmara Municipal de Lisboa, responsável pelo projeto, o comboio tem como objetivo inventivar a adoção de hábitos de mobilidade ativa e sustentáveis nos deslocamentos para a escola, capacitando as crianças para o uso utilitário e autônomo da bicicleta em contextos urbanos.

Entre 2023 e 2024, o programa recebeu 556 inscrições e teve a participação de 226 crianças.

Condições para participar do comboio de bicicletas

Para fazer parte da iniciativa, entretanto, existem algumas exigências que precisam ser atendidas. Assim, é preciso estar inscrito numa linha de comboio, ter equilíbrio razoável na bicicleta, que não pode ter rodinhas e ter um equipamento em boas condições. Também é feito um seguro de acidentes pessoais de responsabilidade civil para cada participante.

Leia também: Primeira bike elétrica da Moura faz até 100 km com uma carga