O Brasil tem mais de 4 mil km de ciclovias e ciclofaixas espalhadas por todo o seu território. Somente as capitais reúnem 4.166 km de trajetos exclusivos para ciclistas. Ainda que o País não seja uma referência em ciclismo no mundo, o crescimento do investimento nesse modal tem mostrado resultados.
De acordo com um estudo divulgado pela Environmental Health Perspectives, do Instituto Nacional de Ciências de Saúde Ambiental, para cada dólar investido em ciclovias, são economizados até U$ 24. Segundo o estudo, quanto mais pessoas andam de bicicleta, maior a redução de custos de cuidados de saúde.
No Brasil, as capitais que mais investem em infraestrutura para ciclistas estão nas regiões Sul e Sudeste. São Paulo aparece em primeiro lugar, seguida por Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e a capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
Saiba mais: Fortaleza receberá US$ 1 milhão para investir em ciclofaixas
Com base nos dados da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas, o ranking das dez cidades brasileiras com a melhor estrutura considera o total de quilômetros de estrutura para ciclismo. Além disso, analisa também os valores anuais de investimentos no setor.
Ao mesmo tempo, o ranking Bicycle Cities Index 2022, produzido anualmente pela empresa de seguros Luko, posicionou São Paulo como a única cidade brasileira entre as melhores do mundo. A capital paulista ocupa a 76ª posição entre as 90 cidades avaliadas.
Leia também: Entenda a relação entre ciclovias e a segurança dos ciclistas
Além de São Paulo, cidades do Chile, da Colômbia e da Argentina também apareceram no ranking. O primeiro lugar ficou com Utrecht, na Holanda. Completando o pódio, estavam Münster, na Alemanha, e Antuérpia, da Bélgica.
Para saber mais sobre bikes, acesse o canal Pedala.