Shineray lança bicicleta elétrica com aceleração por pedal assistido

Shi Bike é a terceira bicicleta elétrica oferecida pela empresa. Foto: Divulgação/Shineray
Erick Souza, especial para o Mobilidade
26/05/2023 - Tempo de leitura: 1 minuto, 39 segundos

A Shineray apresentou uma nova bicicleta elétrica ao mercado brasileiro, a SHI Bike. O novo modelo conta com aceleração por pedal assistido e é oferecida por R$ 8.590. O lançamento aconteceu no início desta semana, no dia 23 de maio.

A SHI Bike é equipada com um motor elétrico de 340W e cinco modos de condução e pode chegar a uma velocidade de até 25 km/h. O visual retrô conta com painel de LCD, luz traseira e faróis.

Além disso, a bicicleta elétrica é alimentada por uma bateria removível de lítio, com 36V e 10Ah. Esse motor garante uma autonomia máxima de até 35 km, a depender da condução.

O carregamento pode ser feito em tomadas comuns, e leva em média entre 6h e 7h para carga total, de acordo com a empresa.

A marca chinesa conhecida principalmente pelas motos elétrica, agora possui três bicicletas elétricas em seu portfólio. Os modelos SE-Bike, SE-Bike Plus são oferecidas desde o ano passado.

“É cada vez maior a quantidade de pessoas que têm substituído o carro por veículos mais acessíveis, de baixo ou zero impacto ambiental, para cumprir curtas distâncias ou ter mais praticidade no dia a dia”, afirma o diretor de Supply Chain da Shineray do Brasil, Thomas Edson Medeiros.

Uso de bicicleta elétrica no Brasil

O aumento do uso de bicicletas elétricas é apontado como uma das tendências para uma mobilidade descarbonizada. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), ao longo do primeiro bimestre, houve um aumento de 47% no número de unidades comercializadas, em relação ao mesmo período de 2022.

A bicicleta elétrica também contribui para a redução da emissão de gases poluentes na atmosfera, além de não emitir poluição sonora.

Ao mesmo tempo, o uso de e-bike demonstra melhora condicionamento físico, quando comparada ao uso de bicicletas convencionais.