BMW lança R 1300 GS Adventure com câmbio ‘automatizado’; conheça

Arthur Caldeira
05/07/2024 - Tempo de leitura: 3 minutos, 15 segundos

A BMW apresentou hoje, 5/7, a nova R 1300 GS Adventure, versão mais “aventureira” da famosa bigtrail. Embora use o mesmo motor de 1.300 cc da nova geração, a GS Adventure faz a estreia de uma grande inovação nas motos da marca alemã: o câmbio automatizado. A tecnologia dispensa a alavanca de embreagem e permite trocas de marchas com o pedal de câmbio ou de forma totalmente automática. A versão aventureira ainda tem como diferencial o tanque maior, com capacidade para 30 litros.

Assim como sua irmã menor, a R 1300 GS Adventure passou por uma completa reformulação no chassi, carenagens, design e na capacidade de carga em relação ao modelo anterior. O motor, porém, é o mesmo da versão R 1300 GS, ou seja, tem dois cilindros opostos, arrefecimento líquido, 1.300 cc e comando de válvulas variável. O boxer bicilíndrico também produz 145 cv de potência máxima a 7.750 rpm e 15,02 m.kgf de torque máximo a 6.500 giros na aventureira de grande porte.

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A GS Adventure também incorpora todas as novas tecnologias da versão R 1300 GS. Ajuste eletrônico da suspensão, sistema de radares, controle de altura, quatro modos de pilotagem e o polêmico farol de LED Matrix.

Preços e versões

O preço da nova R 1300 GS Adventure 2025 parte de 24.050 Euros, o equivalente a cerca de R$ 142 mil. A nova aventureira alemã estará disponível em quatro versões.

A versão “básica”, que já vem bastante equipada, terá a cor vermelha com tanque prata e diversos acessórios, como protetor de mão com piscas, entre outros. Já a versão Triple Black, além da cor preta, se diferencia pelo para-brisa maior e suporte de bagagem. Há ainda a versão GS Trophy com a pintura tricolor, que combina branco, azul e vermelho, e traz diversos protetores, além de um para-brisa esportivo, mais curto. A GS Adventure Option 719 é pintada em um elegante verde metálico e é a mais completa da família.

Ainda não há confirmação oficial da BMW, mas certamente a marca deverá trazer a nova R 1300 GS para o mercado brasileiro. Afinal, o Brasil é um dos principais mercados da GS em todo o mundo. As versões e os pacotes, entretanto, podem divergir das versões apresentadas na Europa.

Quais as diferenças da GS 1300 Adventure?

Mas, afinal quais as diferenças da R 1300 GS Adventure para a R 1300 GS “normal”? A base mecânica é praticamente a mesma, com algumas alterações no quadro e ciclística em função do tanque maior. Esta sim a principal diferença entre as versões, já que a Adventure tem tanque de 30 litros, enquanto a GS leva 19 litros.

O imenso tanque ganhou linhas mais retas e angulosas e conta com suportes para levar bagagem extra, pois a proposta da GS Adventure é ser uma moto para rodar o mundo. Outra diferença visual são luxes de iluminação diurna fixadas ao tanque.

Contudo, a inovação mais significativa fica por conta do novo câmbio automatizado da BMW que faz sua estreia na aventureira. Batizado de Automated Shift Assistant, assistente de mudança automatizado, em português, o sistema dispensa a alavanca e faz o acionamento da embreagem por meio de atuadores eletroeletrônicos. Já as trocas de marchas também podem ser feitas de forma automática ou “manual”, pelo pedal de câmbio.

Apesar de estrear na nova R 1300 GS Adventure, o câmbio que faz trocas automáticas deverá chegar a outras motos da BMW. De acordo com a fabricante alemã, o modelo 2025 da R 1300 GS já estará à venda com a opção da transmissão automatizada.