As empresas já descobriram que os veículos comerciais com motorização elétrica são uma excelente alternativa para entregas nos centros urbanos. No Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas (Fenatran), de 2017, a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) já mostrava interesse em fabricar um caminhão eletrificado. Começava a se desenhar ali a parceria com a Bosch para o desenvolvimento do e-Delivery, primeiro caminhão brasileiro 100% elétrico.
Com o crescimento no setor de delivery, a demanda por veículos de transporte rápido, incluindo furgões e caminhões de pequeno porte, tende a crescer. “Não é um projeto simples”, afirma Alexandre Uchimura, gerente de novos negócios de eletrificação da divisão Powertrain Solutions da Bosch. “Nosso trabalho foi fornecer a unidade de controle veicular, com maior poder de processamento e robustez. O veículo elétrico tem mais sistemas para controlar e, para isso, adaptamos o software base, vindo da matriz, na Alemanha para a necessidade da VWCO. Nacionalizá-lo foi um desafio e tanto.”
Para Rodrigo Chaves, vice-presidente de engenharia da VWCO, o projeto é um marco para a indústria automotiva brasileira. “O e-Delivery é o primeiro caminhão elétrico das Américas desenvolvido e produzido no Brasil. Ele está em conformidade com as tendências e demandas globais das soluções logísticas do futuro, que serão eficientes, inteligentes e sustentáveis”, revela.
Para levar adiante esse exemplo de eletromobilidade, a VWCO criou uma rede de parceiros, chamada e-Consórcio. Com este modelo de negócio, a empresa pretende prover desde a montagem do veículo até a infraestrutura de recarga e gerenciamento do ciclo de vida das baterias, trazendo grandes benefícios ambientais, sociais e econômicos, com geração de emprego e renda.
Um dos primeiros clientes do e-Delivery é a empresa de produção de bebidas Ambev. Alexandre Uchimura conta que os caminhões de entrega circulam quase 100 quilômetros por dia nas cidades levando até 11 toneladas de peso bruto total e com várias paradas. O e-Delivery reduzirá as emissões de CO2 na atmosfera. “Até 2023, a Ambev terá 1.600 caminhões elétricos para substituir um terço de sua frota”, diz.
A fase de testes na operação da Ambev acumulou milhares de quilômetros na distribuição de bebidas na cidade de São Paulo. O veículo possui arquitetura modular, que permite diferentes arranjos e configurações de acordo com as demandas de peso, custo e autonomia conforme a aplicação, viabilizando um transporte de carga urbano eficiente e sustentável.
“O veículo tem manutenção simples. O motor trabalha com alta eficiência energética e, sem peças de desgaste, terá mais durabilidade e disponibilidade nas operações. O sistema de freio regenerativo recupera a energia e prolonga de forma significativa a manutenção do sistema de freio”, explica Chaves.
O projeto do e-Delivery foi executado em dois anos e a VWCO planeja iniciar a produção em série ainda no primeiro semestre. Uchimura acredita que esta tecnologia servirá também para o mercado de ônibus urbanos com propulsão elétrica.
As soluções tecnológicas da Bosch ajudam a melhorar a qualidade de vida das grandes cidades, contribuindo para o futuro da mobilidade livre de emissões e de acidentes. “Os diferenciais da Bosch é defender a neutralidade tecnológica e ter know-how e recursos para oferecer aos clientes amplo portfólio de sistemas inovadores de powertrain, e atendê-los com eficiência, obedecendo as normas internacionais de segurança automotiva”, acrescenta.