Temos acompanhado de perto a transformação no comportamento dos consumidores, que estão mais conectados, exigentes e repensando sua relação com as marcas – ainda mais em tempos de coronavírus. Cada vez mais preocupadas com a saúde e a segurança, as pessoas acompanham atentamente as inovações das empresas que tentam se adaptar rapidamente.
Neste novo cenário, os hábitos dos consumidores estão mudando, seja temporária, seja permanentemente. A migração para o ambiente virtual e a preferência por transportes individuais são dois importantes impactos para a indústria automotiva.
Hoje, sobretudo quando olhamos para mercados que já reabriram, percebemos que a sensação de proteção está principalmente atrelada ao transporte individual. Além disso, muitas pessoas que já consideravam o ambiente digital para compras passaram a utilizá-lo também para adquirir um veículo.
Como pronta resposta a essa demanda, a Ford lançou, durante a pandemia, o canal Compre sem Sair de Casa, que permite fazer todo o processo de negociação do veículo sem precisar ir a uma concessionária. Também passamos a oferecer o Ford Clean, programa de certificação das concessionárias com protocolos de limpeza e atendimento seguro, além de um serviço inédito de desinfecção do veículo.
O mesmo ocorre com o futuro da mobilidade. Continuamos a acreditar em um ecossistema multimodal, conectado, integrado e autônomo. Contudo, sabemos que certas mudanças serão aceleradas ou freadas, a depender das repercussões do momento que estamos vivendo.
Aglomerações de pessoas estão diretamente relacionadas ao transporte de massa, e esse fluxo está sendo repensado, sobretudo para reforçar os processos de higienização, além de distanciamento social. De fato, a população tem à disposição opções crescentes de modais para se locomover nas cidades, em especial nos grandes centros urbanos.
O desafio, expandido no cenário atual, é fazer com que cada alternativa seja efetiva em sua proposta, assim como o carro, que tem seu papel assegurado e ampliado na mobilidade.
Como as demais indústrias, a automotiva vem passando por transformações, agora muito pautadas pela nítida necessidade de segurança e proteção individual dos consumidores. Ao observarmos as mudanças da sociedade, é fundamental a contínua adaptação e inovação do setor quando pensamos no papel do carro no futuro, e os desejos e necessidades dos usuários, que são o centro de tudo o que desenvolvemos e produzimos.
Com foco na relevância para nosso modelo de negócio e na melhor experiência para os consumidores, temos firmado parcerias com empresas e startups que reduzem custos e tempo com soluções integradas e inteligentes para deixar a vida das pessoas melhor e mais fácil.
Aqui, destaco como exemplo nosso forte investimento na Argo AI, empresa de inteligência artificial, principalmente voltado aos carros autônomos. Ter acesso a um carro desinfectado e sem contato com motorista, seguro e confortável ao mesmo tempo, parece ser a solução ideal em tempos como os de agora.
Acredito que o caminho para o futuro da mobilidade e, consequentemente, o da indústria automotiva passa por construir soluções impactantes e funcionais, aliando consumidores, poderes público e privado e parceiros. O lema da Ford de “Criar o amanhã juntos” faz ainda mais sentido neste momento, em que contamos com o apoio e cuidado uns dos outros para poder combater o coronavírus e seus efeitos com base em soluções criativas e eficazes.