Como a IA pode prevenir acidentes e melhorar o trânsito | Mobilidade Estadão

Buscando sugestões para:


Publicidade

Como a IA pode prevenir acidentes e melhorar o trânsito

Por: Redação Mobilidade . 16/10/2023
Inovação

Como a IA pode prevenir acidentes e melhorar o trânsito

Monitoramento por vídeo ajuda a detectar infrações, monitorar condições das pistas e acionar socorro

2 minutos, 47 segundos de leitura

16/10/2023

Por: Redação Mobilidade

Um sistema de monitoramento por vídeo traz benefícios diretos ao tráfego de veículos. Foto: Getty Images

O avanço da Inteligência Artificial (IA) pode beneficiar a mobilidade urbana. Afinal, recursos já existentes têm como objetivo prevenir acidentes e melhorar o trânsito, entre outras funções.

Por exemplo, um sistema de monitoramento por vídeo traz benefícios diretos ao tráfego de veículos. Pode ajudar a detectar infrações, monitorar condições das pistas e até mesmo acionar socorro em caso de acidentes.

É o que detalha Eduardo Vargas, Business Development Manager da Graymatics, uma das principais empresas de processamento cognitivo multimídia do mundo. De acordo com o especialista, o uso se aplica tanto a ruas quanto a estradas.

“O recurso da IA instalado em câmeras pode ser programado para captar infrações de trânsito quando elas acontecem, como dirigir acima do limite de velocidade e não usar cinto de segurança, por exemplo. Assim, conseguimos aumentar a fiscalização e diminuir bastante a quantidade de situações acidentais. Outra vantagem é a possibilidade de programar o sistema para verificar a concentração de veículos em uma única via, auxiliando as autoridades na hora de gerenciar o trânsito intenso”, detalha.

De acordo com o executivo, o monitoramento cria “Cidades Inteligentes” e “Estradas Inteligentes”, capazes de prevenir acidentes. Além disso, o sistema permite atender emergências de forma mais eficaz e mais rápida.

Acidentes tiram 45 mil vidas por ano

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em torno de 45 mil pessoas morrem devido a acidentes de trânsito por ano no Brasil. Além disso, o custo econômico destas ocorrências supera R$ 50 bilhões.

Neste contexto, a IA pode ser uma solução para reverter este cenário. Portanto, salvar vidas e evitar acidentes de trânsito.

Confira alguns exemplos de como a IA pode auxiliar no monitoramento de rodovias e ruas, segundo Vargas:

Ambulâncias mais rápidas

A IA mapeia qualquer acidente assim que acontece e reporta à central. Isso sem que uma vítima ou testemunha precise ligar para os socorristas. Ou seja, o próprio sistema aciona a central de ajuda mais próxima e a das ambulâncias é mais rápida.


Fiscalização das Leis de Trânsito

Quanto mais infrações forem detectadas, maior é a chance de aplicar multas e outras formas de punição aos motoristas imprudentes. Sobretudo as mais graves. Assim, o sistema contribui para fiscalizar estes casos.

Segurança contra assaltos

Os acidentes não são a única preocupação da população brasileira nas ruas e nas estradas. Os assaltos em locais com congestionamentos e sinais fechados também podem ser detectados pelo sistema, que envia um alerta à polícia de forma automática.

Alertas sobre as condições climáticas

Chuvas, ventos fortes, formação de gelo no asfalto e calor intenso podem tornar o trânsito menos seguro. Nessas situações, as câmeras avisam sobre as condições das pistas em tempo real, agilizando as ações das equipes de segurança.

Qualidade do tráfego e da pista

Detectar buracos, objetos nas vias, animais circulando e outras intercorrências é essencial para um bom controle de qualidade do tráfego. Assim como da qualidade das ruas, estradas e rodovias. Tudo isso pode ser percebido pela IA, que envia alertas de risco e necessidade de manutenção às autoridades.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login