CATL quer criar locais de reciclagem de baterias na Europa e nos Estados Unidos

No Brasil, a empresa chinesa responde por mais de 1/3 do mercado global de baterias
Redação Mobilidade
05/07/2023 - Tempo de leitura: 1 minuto, 6 segundos


A CATL, maior fabricante de baterias do mundo, negocia uma parceria para a criação de locais de reciclagem, inicialmente na Europa. Recentemente, a empresa iniciou operações na Alemanha e Hungria, ao mesmo tempo em que trabalha com parceiros para estabelecer uma linha de produção na América do Norte.

A gigante chinesa tenta ampliar seu domínio em toda a cadeia de suprimentos de baterias, desde a produção até a reutilização. Segundo o executivo da CATL, Ni Jun,  a empresa já é a maior recicladora de baterias para veículos elétricos do mundo, com capacidade para recuperar mais de 99% do níquel, cobalto e manganês de uma célula e mais de 90% do lítio.

“Acreditamos que a reciclagem é uma necessidade, caso contrário, quando um veículo se aposenta, o que você faz? Está poluindo o solo, é difícil, perigoso e pode ser explosivo”, disse Ni no evento Summer Davo, em Tianjin, na China. 

No Brasil, a empresa chinesa, que responde por mais de 1/3 do mercado global de baterias, firmou parceria com o Grupo SHC, que representa a JAC Motors no país. A JAC passa a ser o representante oficial para pós-venda e assistência técnica de baterias para veículos eletrificados e sistemas de armazenamento de energia da CATL.