CFMoto: conheça os planos da marca chinesa para o mercado brasileiro de motos

Urano Carvalho, head de motocicletas da CFMoto no Brasil, e a Íbex 450: único modelo já confirmado para o Brasil. Fotos: CFMoto

Há 1 dia atras - Tempo de leitura: 4 minutos, 23 segundos

Com as vendas de motocicletas crescendo dois dígitos nos últimos anos, o Brasil tem atraído diversas novas marcas de motos ao País. Primeiro vieram as indianas Royal Enfield, em 2017, e, mais recentemente, em 2022, a também indiana Bajaj. No último Festival Interlagos, contudo, foi a vez das marcas chinesas, como a CFMoto, ou a Moto Morini, de origem italiana, mas que atualmente pertence a um grupo chinês, anunciarem sua chegada ao mercado brasileiro de motos.

Aguardada pelos consumidores brasileiros, devido ao seu sucesso na Europa e em outros mercados, a CFMoto confirmou sua vinda oficial ao País em março. A marca já estava presente no mercado brasileiro há 12 anos, porém apenas com seus quadriciclos e ATVs, montados e revendidos pelo grupo Unique.

A ideia de trazer as motocicletas da CFMoto ao Brasil surgiu há cerca de dois anos, de acordo com Urano Carvalho, head de motocicletas do grupo Unique. Contratado de um concorrente para ocupar o cargo no início deste ano, Carvalho diz que a CFMoto passou por uma reestruturação em sua fábrica em Manaus (AM) para produzir as motos. “Agora já temos os projetos fabris aprovados junto às autoridades”, revela o executivo.

CFMoto ouve o público para decidir quais motos virão

Após confirmada a vinda da CFMoto ao Brasil, os consumidores ficaram ansiosos para saber quais motos da marca devem vir para o nosso mercado. O grupo Unique até conduziu uma pesquisa online para saber quais motos o público estava interessado. A marca também aproveitou seu estande no Festival Interlagos Motos 2025 para testar a receptividade dos consumidores a alguns modelos.

Grupo Unique aproveitou o estande no Festival Interlagos para pesquisar quais as motos preferidas da CFMoto

“Ficamos muito surpresos com a reação do público às nossas motos no evento. Aproveitamos também para ouvir o público sbore quais as motos que eles querem”, contou Carvalho.

Apesar de exibir 14 dos 27 modelos do line-up mundial da CFMoto, no Festival Interlagos, apenas uma moto está confirmada para o Brasil: a Íbex 450. Também conhecida como 450 MT em outros mercado, a trail de 450cc é um dos modelos mais desejados pelos motociclistas brasileiros.

“Desde que anunciamos a vinda das motocicletas da CFMoto para o Brasil ficou claro que a Íbex 450 seria uma delas. Mas, após nossa pesquisa, já estão surgindo os caminhos que devemos seguir”, diz Urano Carvalho, sem revelar mais detalhes. O executivo, contudo, afirmou que os modelos da plataforma de 450cc são os mais cotados para chegar ao Brasil.

Além do modelo trail, a CFMoto tem outros quatro nessa faixa de cilindrada. Trata-se do segmento médio, no qual existem poucas opções e um dos que mais cresce no mercado brasileiro. Até mesmo em função do seu preço que, no caso da Íbex 450, deve girar entre R$ 39 mil e R$ 41 mil.

Modelos aventureiros de 700cc e 800cc da CFMoto têm motores desenvolvidos em conjunto com a KTM

As plataformas de 700cc e 800cc não estão descartadas. Desenvolvidas em conjunto com a KTM, as bicilíndricas usam motores semelhantes aos modelos 690 e 790 da marca austríaca, mas têm preço mais convidativo.

Quando chegam as motos da CFMoto?

Outra dúvida dos consumidores brasileiros é quando chegam as motos da CFMoto? De acordo com Urano Carvalho, isso deve acontecer apenas no início de 2026. Embora já tenham a autorização para produzir, ainda falta definir os modelos. Outro gargalo deve ser a homologação.

“Existem poucos laboratórios de homologação. Assim como outras marcas, devemos enfrentar problemas com isso”, afirmou o head de motocicletas do grupo Unique.

Poucas concessionárias para aprimorar o atendimento

O grupo Unique também já definiu o modelo de comercialização. Embora tenha mais de 100 revendas no Brasil, que já comercializam os produtos de quatro rodas, nem todas venderão as motos. “Já entedemos que o cliente de quadriciclo é diferente do cliente de moto”, revela Carvalho.

Inicialmente, a CFMoto terá apenas sete concessionárias de motocicletas em mercados estratégicos. Embora não confirme, os principais mercados para as motos médias da CFMoto devem estar no Sul e Sudeste.

“Vamos começar com poucas concessionárias para aprimorar todo o processo, desde a importação dos kits, montagem, distribuição, comercialização e pós-vendas”, explicou o executivo de 56 anos, que tem MBA pela FGV em Gestão de Vendas e Gestão de Projetos.

Com experiência de vinte anos, na Yamaha e, mais recentemente, na Royal Enfield, Urano afirma que o grupo Unique quer repetir a excelência no atendimento ao cliente que é marca da empresa no segmento off-de quadriciclos e ATVs. A empresa atingiu 96% de eficiência na reposição de peças no ano passado.

“Estamos investindo fortemente na capacitação da rede de concessionárias e no fortalecimento do nosso estoque de peças para assegurar agilidade no atendimento”, afirma Carvalho, pois as necessidades dos dois clientes – moto e quadriciclo – são distintas. “O motociclista deixa sua moto fazendo a revisão e fica esperando. Ele quer siar rodando com a moto, enquanto o proprietário de uma quad faz uso mais recreativo, aos finais de semana”, conclui.