Ciclistas pedalam 1.500 km no Chile para apoiar pesquisas sobre o câncer


08/12/2023 - Tempo de leitura: 1 minuto, 39 segundos

Um evento de ciclismo de 12 dias, chamado Continent 2 Continent 4 Cancer (C2C4C), reuniu 55 funcionários da biofarmacêutica Bristol Myers Squibb para percorrer a distância entre  Pucón e Puerto Varas, no Chile. A pedalada teve início dia 2 de dezembro e hoje, dia 8, ciclistas brasileiros entram no desafio. Os participantes são provenientes de sete países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Estados Unidos. 

Há dez anos, o passeio inaugural do C2C4C foi realizado nos Estados Unidos (Coast 2 Coast 4 Cancer). Ciclistas na Europa (Country 2 Country 4 Cancer) juntaram-se ao esforço em 2016, no Japão (Continent 2
Continent 4 Cancer) em 2021 e na América Latina América em 2022. 

O C2C4C tornou-se uma tradição na biofarmacêutica, com mais de US$14 milhões doados globalmente para pesquisa do câncer. Este ano será doado até US$ 50.000 à UICC para apoiar os esforços de arrecadação dos ciclistas. 

Os participantes compartilham motivações pessoais para o engajamento. Muitos são movidos por experiências diretas com o câncer, como a perda de entes queridos. É o caso de Aldemir Cruz, Diretor da Unidade de Negócios e Capitão do Time Brasil C2C4C23. “Pessoalmente, perdi um amigo para o câncer. E atualmente é difícil imaginar alguém que não tenha sido afetado direta ou indiretamente pela doença. Esse é um motivo fundamental que me mobiliza a participar.”

Neste ano, a instituição beneficiada pela iniciativa da Bristol Myers Squibb no Brasil será o A.C.Camargo Cancer Center, um centro integrado de diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer, referência internacional e modelo sustentável de atuação social, com 70 anos de história dedicados à oncologia.

É possível acompanhar a jornada por meio das redes sociais, utilizando a hashtag #C2C4C23. As doações podem ser feitas por meio de um site de crowdfunding

Pela primeira vez, brasileiros participam do evento. Foto: Divulgação