Renata Falzoni é premiada na categorias mulheres que inspiram na mobilidade urbana | Mobilidade Estadão | Parque da Mobilidade Urbana

Buscando sugestões para:


Renata Falzoni é premiada na categorias mulheres que inspiram na mobilidade urbana

Por: Karolina Von Sydow . 26/06/2023

Publicidade

Mobilidade para quê?

Renata Falzoni é premiada na categorias mulheres que inspiram na mobilidade urbana

Prêmio Parque da Mobilidade Urbana é uma realização da Plataforma Connected Smart Cities, da consultoria Urucuia e do Mobilidade Estadão, e reconhece iniciativas e pessoas que promovem resultados positivos para o ecossistema de mobilidade do País

3 minutos, 59 segundos de leitura

26/06/2023

Por: Karolina Von Sydow

O planejamento e a realização de boas práticas em mobilidade urbana são essenciais para a qualidade de vida nas cidades. Com o objetivo de reconhecer e premiar iniciativas e pessoas que promovem uma mobilidade urbana sustentável, segura e inclusiva, a Plataforma Connected Smart Cities (CSC), a consultoria Urucuia –  Inteligência em Mobilidade Urbana e o Portal Mobilidade Estadão lançaram, neste ano, a 1ª edição do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana.

Premiada e homenageadas na categoria

Esta categoria reconhece profissionais mulheres com experiências relevantes de, pelo menos, 5 anos na área e que tenham exercido, ou ainda exerçam, um papel de liderança em organizações públicas, privadas, acadêmicas ou do terceiro setor.

Neste ano, a profissional Renata Falzoni , embaixadora da Mobilidade Estadão, foi premiada como uma mulher que inspira a mobilidade urbana, incentivando o uso da bicicleta no Brasil, há mais de 45 anos. Falzoni  é arquiteta, jornalista, cicloativista e pedala, desde 1976, como meio de transporte. No final da década de 80, fundou o Night Biker’s Club do Brasil, primeiro grupo de pedal noturno do país. Com passagens pela Folha de S.Paulo, Canal 21, ESPN e TV Gazeta, Renata já pedalou em 28 países diferentes produzindo o programa “Aventuras com Renata Falzoni” e foi comentarista do quadro Mais São Paulo, da rádio CBN. 

Hoje, Falzoni está à frente do canal Bike é Legal, onde segue sua atuação com a produção de conteúdo educativo a respeito da mobilidade ativa, com foco em sustentabilidade, qualidade de vida e cidadania. Renata também promove o uso da bicicleta com dicas de segurança, comportamento e reportagens que fiscalizam e cobram políticas públicas no sentido de tornar as cidades melhores para pedestres e ciclistas.

Renata se firmou como referência e um dos principais nomes do cicloativismo do país, seja participando de conselhos participativos, câmaras temáticas ou cobrando diretamente o Poder Público com reportagens, entrevistas e manifestações. 

Vencedora

Renata Falzoni, arquiteta, jornalista e cicloativista, foi a premiada na categoria mulheres que inspiram na mobilidade urbana.

Renata Falzoni, arquiteta, jornalista e cicloativsta. Ao fundo, Paula Faria, CEO da Connnected Smarted Cities. Foto: Divulgação PMU

“Quero dedicar esse prêmio também às duas contempladas. Quem está por trás desses avanços são as mulheres. As mulheres são demais!”

Menções honrosas

  • A primeira menção honrosa na categoria foi dedicada à Clarisse Cunha Linke,  Diretora do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP, da sigla em inglês) no Brasil, vista como maior referência na luta por uma mobilidade integrada, justa, sustentável no Brasil. Desde 2001, está envolvida com o planejamento e implementação de políticas e programas sociais, com experiência no Brasil, Moçambique e Namíbia.
CLARISSE CUNHA LINKE, COUNTRY DIRECTOR DO INSTITUTE FOR TRANSPORTATION AND DEVELOPMENT POLICY (ITDP – BRASIL)

Em 2012, entrou no ITDP Brasil e também participa do Conselho da Rede de Transporte Sustentável de Baixo Carbono (SLoCaT).

  • A segunda menção honrosa na categoria foi dedicada à Luciana Nicola, Diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Itaú Unibanco e membro do conselho administrativo do Pacto Global da ONU no Brasil. Foi responsável pela idealização do projeto Bike Itaú, fomentou iniciativas da agenda ESG relacionadas às mudanças climáticas, como o Net Zero Banking Alliance, apoiou clientes em jornadas de descarbonização, entre outras ações.

1ª edição do PMU 2023

O Prêmio Parque da Mobilidade Urbana tem a missão de reconhecer iniciativas que, através do uso de soluções tecnológicas e inovações, criaram ações transformadoras no setor e resultaram em melhorias e avanços dos segmentos do transporte público e de logística urbana, da gestão do trânsito, da mobilidade ativa e da segurança viária.

O concurso recebeu mais de 220 inscrições de iniciativas, divididas em 8 categorias de avaliação, das quais foram selecionadas 5 finalistas por categoria e após nova avaliação, foram definidas as premiações e menções honrosas, por um comitê de votação composto por 4 jurados.

Categorias de avaliação

  • Iniciativas em favor da mobilidade sustentável (Categoria Pública e Privada)
  • Iniciativas que inovam e transformam (Categoria Pública e Privada)
  • Iniciativas em favor da segurança viária
  • Iniciativas em favor da mobilidade ativa
  • Carreira Inspiradora em Mobilidade Urbana
  • Mulheres que Inspiram na Mobilidade Urbana

A premiação aconteceu em 23 de junho, durante o evento Parque da Mobilidade Urbana, no Complexo do Pacaembu, em São Paulo, e contou com representantes do setor público, privado e de organizações que buscam a transformação da mobilidade urbana no país.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login